Logo | Chocair Médicos

Conheça os malefícios do consumo abusivo de diuréticos

Atualizado em 27/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A Imagem Mostra Diversos Comprimidos Em Uma Mesa.
Conheça Os Malefícios Do Consumo Abusivo De Diuréticos 2

Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.

O consumo abusivo de diuréticos, assim como acontece com qualquer outro grupo de medicamentos, traz sérios problemas para a saúde. Essas substâncias alteram a forma de como o organismo funciona, causando diversos desequilíbrios.

Os diuréticos são receitados para pessoas com hipertensão e problemas cardíacos, por exemplo, porém, algumas pessoas utilizam esse tipo de medicamento com foco em emagrecer. Esse uso indiscriminado e sem o seguimento de um médico é o que traz complicações.

Preparamos este artigo para fazer um alerta sobre as consequências negativas de utilizar essa medicação sem o acompanhamento de um médico. Continue lendo e confira:

Consequências do consumo abusivo de diuréticos

Quando administrados da forma correta os diuréticos são medicamentos que ajudam a salvar a vida das pessoas. Isso porque eles controlam a concentração de sódio no organismo promovendo a liberação desse mineral juntamente com o excesso de água.

São receitados por médicos na dosagem adequada para cada pessoa com o intuito de tratar problemas como insuficiência renal, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e edemas.

A função do diurético é estimular o funcionamento dos rins fazendo com que ele produza urina. Dessa forma, controla a pressão arterial e evita o acúmulo excessivo de sódio na corrente sanguínea. Os pacientes obesos a retenção de líquido e sódio ocorre com elevada frequência, por isso em situações específicas podem ser utilizados, mas sempre com supervisão médica e nunca de forma indiscriminada.

Muitas pessoas fazem consumo abusivo de diuréticos com o objetivo de perda de peso. É verdade que existe uma redução do peso corporal quando esses medicamentos são administrados, mas porque eles fazem o organismo perder água, causando desidratação.

A redução das medidas pode ser bastante atrativa, mas o consumo abusivo de diuréticos traz sérias consequências porque, como explicamos, eles fazem o organismo perder mais água do que de costume, consequentemente, ele fica desidratado.

Há, também, a perda de potássio e a perda de sódio. Lembrando que os dois são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O potássio atua nas células do sistema nervoso e dos músculos, em especial o cardíaco. Então, consumir muito diurético pode causar arritmia. Já o sódio atua na musculatura e controla a estabilidade da pressão sanguínea.

Os diuréticos causam aumento do ácido úrico no sangue podendo acarretar litíase renal e favorecer o desenvolvimento de gota e artrite.

Resumindo, quando se toma muito diurético pode ocorrer:

  • queda da pressão arterial;
    ● prejuízos para o funcionamento dos rins e do coração;
    ● fotossensibilidade da pele;
    ● perda de força muscular;
    ● cãibras;
    ● arritmia cardíaca;
    ● perda da termorregulação do corpo;
    ● parada cardíaca;

Recomendação para uso de diuréticos

Antes de tudo é preciso lembrar que os diuréticos, sejam eles em forma de cápsulas ou chás, não são recomendados com o objetivo de emagrecer. Como explicado, eles promovem um aumento da eliminação de líquidos do organismo, sendo assim, controlam o excesso dele e de sódio na corrente sanguínea.

Quando os diuréticos são utilizados com o objetivo de perda de peso há uma falsa sensação de emagrecimento. Haverá a perda de líquidos com uma redução do peso corporal e de medidas, porém, a tendência é o organismo voltar ao normal após o efeito do medicamento, ou quando ele deixar de ser administrado.

Você viu que o consumo abusivo de diuréticos pode causar sérios problemas para saúde, então, não é indicado que eles sejam consumidos sem a orientação de um especialista. Em resumo, não se pode afirmar, de modo geral, uma quantidade de diuréticos que possa ser tomada todos os dias por pessoas que não precisam dessa medicação.

Quando o diurético deve ser tomado

Os medicamentos com essa ação apenas devem ser administrados conforme a orientação de um médico. A dosagem deve ser ajustada à necessidade do paciente e de acordo com seu quadro clínico, também pelo tempo necessário para promover o efeito esperado.

No caso dos chás diuréticos, são bebidas que, quando administradas com moderação, não oferecem grandes riscos. A ingestão de uma xícara por dia não se caracteriza como um consumo abusivo, mas mesmo assim é preciso ter cuidado.

Isso porque as ervas medicinais também têm uma composição química e podem ser contra indicadas em casos específicos, como de pessoas com problemas renais, cardíacos e mulheres gestantes. Portanto, o ideal é sempre consultar um médico antes de adotar qualquer medida.

Mesmo substâncias benéficas podem trazer sérias consequências para a saúde. Por isso, o consumo abusivo de diuréticos deve ser evitado, mesmo na forma de chás e outras receitas naturais. Antes de adotar qualquer medida, consulte um médico para conhecer as suas necessidades e evitar riscos.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Américo Lourenço Cuvello Neto CRM SP 74761, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT