Logo | Chocair Médicos

‌Infecção urinária: o que é, sintomas e como diagnosticar

Atualizado em 20/10/2023
Tempo de leitura: 3 min.

A infecção urinária é uma infecção que afeta qualquer parte do trato urinário, incluindo rins, ureteres, bexiga e uretra. É geralmente causada por bactérias, mas também pode ser causada por outros microrganismos, como fungos ou vírus.

De modo geral, é caracterizada pela presença de um agente infeccioso na urina em quantidades superiores a 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml). 

A infecção pode ser sintomática, apresentando sintomas como dor ao urinar e aumento da frequência urinária, ou assintomática, conhecida como "bacteriúria assintomática". 

Essa patologia pode afetar apenas o trato urinário baixo, sendo denominada de cistite, ou pode se estender para o trato urinário superior, causando infecção urinária alta, também conhecida como pielonefrite.

A infecção urinária é uma das principais causas de infecções na população em geral, afetando tanto homens quanto mulheres. 

No entanto, as mulheres são mais vulneráveis a desenvolver essa condição, devido à menor extensão anatômica da uretra em comparação aos homens e a maior proximidade entre a vagina e o ânus. 

Homens com doença prostática também podem ser afetados por esse tipo de infecção. Dada a relevância desse tema, apresentamos abaixo algumas informações importantes sobre essa condição.

Principais sintomas

Os sintomas da infecção urinária podem variar conforme o tipo e a gravidade da infecção. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Urgência para urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor na região lombar ou abdominal;
  • Cansaço;
  • Náuseas e vômito.

Em alguns casos, geralmente idosos, a infecção urinária pode causar outros sintomas, como desorientação, confusão mental, dificuldade para respirar e choque séptico. Assim,   é fundamental importante buscar atendimento médico se houver suspeita de infecção urinária.

O que causa infecção do trato urinário?

A infecção urinária é uma doença pode ser causada pela bactéria Escherichia coli (E. coli), no entanto, também pode ser desencadeada por outros microorganismos, como Klebsiella spp, Pseudomonas spp, Enterococcus spp e Enterobacter spp. Em casos mais raros, também pode ser provocada por fungos e alguns tipos de vírus.

O intestino naturalmente contém bactérias sem provocar qualquer agressão para o organismo. Porém, quando elas conseguem acessar a uretra, mediante contaminação na região genital, desencadeia essa reação infecciosa. 

Geralmente afeta a uretra e a bexiga, mas pode se estender por todo o sistema urinário, atingindo os ureteres e os rins.

Como é realizado o diagnóstico da infecção urinária?

O diagnóstico de infecção urinária é geralmente realizado por meio de exames laboratoriais de urina. Os testes incluem o exame de urina tipo 1, que avalia a presença de leucócitos (células de defesa) e nitritos na urina, indicando a presença de infecção.

Além disso, também pode ser solicitada a cultura de urina com antibiograma, que identifica o tipo de microorganismo causador da infecção e a sensibilidade aos antibióticos, auxiliando no tratamento adequado.

Em casos mais complexos, outros exames como a ultrassonografia ou tomografia computadorizada podem ser necessários para avaliar o sistema urinário. 

É importante que o diagnóstico seja feito por um médico, que poderá solicitar os exames necessários e indicar o tratamento adequado.

Como é realizado o tratamento da infecção urinária?

A infecção urinária pode ser tratada e curada. O procedimento adotado varia dependendo da gravidade de cada caso, das características do paciente, de como o quadro evolui e também do agente infeccioso que está provocando a infecção.

De modo geral, a terapia é realizada por meio da administração de antibióticos, uma vez que na maioria das vezes a infecção é provocada por uma bactéria. A substância utilizada é escolhida conforme o tipo de microorganismo.

É muito importante que o tratamento seja realizado à risca segundo as instruções do médico. Isso porque as bactérias podem desenvolver resistência à medicação, daí a importância de respeitar a dosagem, o horário e o tempo de medicação, sem substituir a fórmula.

Em casos mais específicos, quando a infecção urinária também está sendo favorecida por malformações ou outros problemas, como os cálculos renais, são associadas terapias e medidas, a fim de eliminar esse fator que está contribuindo com as infecções.

As medidas também podem ser mais específicas no caso de pacientes que apresentam quadros de repetição. Quando a infecção acontece diversas vezes ao ano pode ser necessário um tratamento de manutenção, com administração de medicamentos de uso contínuo.

Como prevenir a infecção urinária?

A infecção urinária pode ser prevenida de diversas formas, sendo a hidratação uma das mais importantes, já que ajuda a aumentar o volume de urina e a manter o trato urinário limpo. No entanto, é importante evitar segurar a urina por muito tempo.

Outras medidas incluem urinar após as relações sexuais, manter a higiene adequada da região íntima, evitar roupas apertadas, trocar absorventes e fraldas com frequência, além de higienizar as mãos antes e após usar o banheiro. Esses cuidados ajudam a prevenir a infecção urinária e a manter a saúde do trato urinário.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Nós somos a Chocair, um grupo de nove médicos especializados em Clínica Médica e Nefrologia, com foco de atuação voltado ao atendimento clínico tanto em ambiente de consultório quanto em internação hospitalar.
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 06 / 02 / 24
Fevereiro é considerado o mês do Carnaval um período repleto de celebrações e encontros sociais
Ler Mais
 | 30 / 01 / 24
Os rins desempenham um papel vital na manutenção da saúde geral do corpo humano
Ler Mais
1 2 3 7
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos

Endereço

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - conj. 501 e 502
Condomínio Edifício Vancouver Bela Vista - São Paulo/SP
CEP 01321-001

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

map-markermagnifiercross