Logo | Chocair Médicos

Pressão Alta: É muito grave!

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Hipertensão arterial é um problema gravíssimo de saúde pública e uma das doenças mais comuns a afetar os brasileiros. Em contrapartida, é simples de tratar, de diagnosticar e tem um potencial de redução de complicações e sofrimento na vida enorme.

Níveis de pressão alta

Hipertensão é uma definição puramente numérica, você mede sua pressão e detecta um nível acima do limite que se considera adequado para a sua idade e fator de risco. Como regra, qualquer nível de pressão acima de 13 e 14 por 8 deve ser investigado ou tratado como hipertensão arterial.

O tratamento de pressão alta deve ser uma prioridade porque é uma das causas mais comuns de doenças cardíacas, doenças cerebrais como AVC e derrame, e doenças renais levando à hemodiálise.

Incidência da pressão alta

Muitas pessoas acreditam que essa doença ocorre com mais frequência na terceira idade, mas não, a grande maioria dos pacientes abre seu quadro hipertensivo entre os 30 e 50 anos. E terá complicações como infarto e derrame em torno dos 60 e 70 anos.

Tratar pressão alta é uma prioridade. A hipertensão mal tratada pode levar à insuficiência cardíaca, doença renal, doença cerebrovascular (AVC).

Como medir a pressão alta?

A recomendação é muito simples e deve ser seguida com a maior tranquilidade do mundo, que é medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Você não precisa ir ao médico para medir a pressão, basta recorrer a uma farmácia e comprar um aparelho de pressão, que geralmente possui preços bem acessíveis.

A pressão alta foi diagnosticada, e agora?

Caso a pressão seja diagnosticada, o tratamento hoje em dia é barato, simples, não gera sofrimento e nem efeitos colaterais. E quando bem manuseado pelo paciente e pela equipe médica que o assiste, oferece uma redução dos riscos e da doença de praticamente 90%.

Em relação à parte renal, ainda hoje a pressão alta está praticamente empatada com diabetes em ser a causa mais comum de entrada em diálise no Brasil. E quando associada à diabetes aumenta muito o risco de entrada em diálise.

Portanto, a hipertensão arterial é uma doença grave, fácil de diagnosticar, fácil de tratar, barata, e que pode diminuir o sofrimento na vida adulta.

Como prevenir a pressão alta

Previna comendo o mínimo de sal que você puder, especialmente nos alimentos de adição, não só no tempero, mas também nos alimentos ultraprocessados.

Assuma o hábito de olhar os rótulos e ver a quantidade de sal que tem nos alimentos, você vai se surpreender quanto alguns alimentos benignos carregam quantidades grandes de sal.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Erico Oliveira CRM SP 104310, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT