Hemodiálise é uma das grandes histórias de sucesso da medicina no século XX. Antes da criação da hemodiálise, na década de 60 e 70 do século passado, a doença renal crônica era inevitavelmente fatal.
Qualquer paciente que desenvolvesse doença renal crônica nas fases mais avançadas, infelizmente, faleceria dessa doença.
Com a invenção das técnicas dialíticas, hoje temos sobrevidas extremamente prolongadas. No centro de diálise da Chocair, existem pacientes que fazem diálise a mais de 20 anos e possuem uma vida ativa e funcional. Portanto, a hemodiálise não é o final da linha na vida de ninguém.
Diálise é filtrar o sangue, e isso pode ser feito de duas formas: uma é usando a técnica chamada diálise peritoneal e a outra é a hemodiálise que filtra o sangue utilizando o próprio sangue através de um cateter.
A diálise que as pessoas precisam ir até uma máquina 3x por semana é a hemodiálise, mas as pessoas costumam usar sinônimo de diálise.
A diálise filtra o sangue e faz o papel do rim quando o rim se perdeu por qualquer motivo.
Não devemos tratar nefrite, hipertensão e diabetes para fugir da hemodiálise. Tratamos essas doenças para ficarmos saudáveis.
Porém, se por qualquer motivo o rim falhar e não for mais suficiente para manter a saúde do paciente, a hemodiálise está aí para salvar vidas e para manter as pessoas tendo uma vida ativa, plena e saudável.
Na hemodiálise, 3x por semana durante 4 horas, em média, o paciente se dirige a uma clínica para se submeter ao tratamento hemodialítico e filtra o sangue.
Hoje com as tecnologias que nós temos essas 4 horas são ativas, ou seja, você pode usar essas 4 horas para trabalhar ou estudar. Então, são 12 horas em que você pode abrir novas pontes na sua vida.
Além dessa diálise, temos também a diálise noturna, em que o paciente dorme na clínica 3x por semana e tem o dia livre para cumprir as suas atividades diárias.
Portanto, a mensagem principal é: a hemodiálise não é uma punição e nem um castigo, a hemodiálise é uma solução pra quem precisa, é uma revolução no tratamento médico.
E com as tecnologias atuais, uma boa qualidade de vida e uma vida funcional são possíveis em hemodiálise.
Se a doença renal crônica atingir estágios em que a diálise seja necessária, é melhor encarar e fazer o tratamento adequadamente para manter a sua vida saudável.
O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico