Logo | Chocair Médicos

Hemodiálise: o que é?

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Hemodiálise é uma das grandes histórias de sucesso da medicina no século XX. Antes da criação da hemodiálise, na década de 60 e 70 do século passado, a doença renal crônica era inevitavelmente fatal.

Qualquer paciente que desenvolvesse doença renal crônica nas fases mais avançadas, infelizmente, faleceria dessa doença.

Com a invenção das técnicas dialíticas, hoje temos sobrevidas extremamente prolongadas. No centro de diálise da Chocair, existem pacientes que fazem diálise a mais de 20 anos e possuem uma vida ativa e funcional. Portanto, a hemodiálise não é o final da linha na vida de ninguém.

Como funciona a hemodiálise

Diálise é filtrar o sangue, e isso pode ser feito de duas formas: uma é usando a técnica chamada diálise peritoneal e a outra é a hemodiálise que filtra o sangue utilizando o próprio sangue através de um cateter.

A diálise que as pessoas precisam ir até uma máquina 3x por semana é a hemodiálise, mas as pessoas costumam usar sinônimo de diálise.

A diálise filtra o sangue e faz o papel do rim quando o rim se perdeu por qualquer motivo.

Não devemos tratar nefrite, hipertensão e diabetes para fugir da hemodiálise. Tratamos essas doenças para ficarmos saudáveis.

Porém, se por qualquer motivo o rim falhar e não for mais suficiente para manter a saúde do paciente, a hemodiálise está aí para salvar vidas e para manter as pessoas tendo uma vida ativa, plena e saudável.

Na hemodiálise, 3x por semana durante 4 horas, em média, o paciente se dirige a uma clínica para se submeter ao tratamento hemodialítico e filtra o sangue.

Hoje com as tecnologias que nós temos essas 4 horas são ativas, ou seja, você pode usar essas 4 horas para trabalhar ou estudar. Então, são 12 horas em que você pode abrir novas pontes na sua vida.

Além dessa diálise, temos também a diálise noturna, em que o paciente dorme na clínica 3x por semana e tem o dia livre para cumprir as suas atividades diárias.

Portanto, a mensagem principal é: a hemodiálise não é uma punição e nem um castigo, a hemodiálise é uma solução pra quem precisa, é uma revolução no tratamento médico.

E com as tecnologias atuais, uma boa qualidade de vida e uma vida funcional são possíveis em hemodiálise.

Se a doença renal crônica atingir estágios em que a diálise seja necessária, é melhor encarar e fazer o tratamento adequadamente para manter a sua vida saudável.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Erico Oliveira CRM SP 104310, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT