Logo | Chocair Médicos

Cistos renais: esclarecendo dúvidas

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Cisto renal simples

Os cistos simples geralmente são benignos, não causam dor ou sintomas e não precisam de tratamento específico. Porém, em alguns casos, os cistos grandes acima de 10 e 15 cm podem causar desconforto ou sangramento urinário.

Cisto renal complexo

Os cistos complexos, que possuem parede mais espessa, com calcificações, em tamanhos maiores e conteúdo mais denso no interior, precisam ser avaliados por um Nefrologista ou Urologista pra ser discutido se há necessidade de tratamento ou não.

A consulta com o médico especialista é importante porque alguns cistos complexos podem ser indício de tumor renal. Portanto, procure um Nefrologista ou Urologista!

Reforçando: cistos simples geralmente são benignos e não necessitam de nenhum tratamento específico. A pessoa poderá conviver com o cisto durante toda a vida sem nenhum sintoma.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Leonardo Victor Barbosa Pereira CRM SP 117560, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT