Cistos renais são lesões geralmente arredondadas de conteúdo líquido que se formam dentro dos rins
Índice
Existem basicamente dois tipos: os cistos simples em que o conteúdo é apenas líquido e os cistos complexos que podem ter conteúdo líquido e sólido.
Além de serem bastante frequentes, geram bastante preocupação nas pessoas porque elas confundem cistos com tumores, porém, existem algumas diferenças.
Os cistos simples normalmente são benignos e não possuem nenhuma necessidade de tratamento específico. Já os cistos complexos, alguns deles podem ser diagnosticados como tumores renais.
Nesses casos, é importante realizar exames de imagem, como ultrassom ou tomografia. Caso apareça algum cisto, procure um nefrologista para esclarecer se é simples ou complexo.
Se for um cisto simples, não há tratamento específico, apenas a necessidade de realizar acompanhamento a cada 6 meses ou a cada ano.
Em uma pequena porcentagem, o cisto simples pode causar sintomas, principalmente se eles crescerem muito, dando:
Nesses casos, os cistos precisarão de tratamento.
Os pacientes que possuem cistos complexos com riscos de se transformarem em tumor precisam consultar o nefrologista para realizar uma biópsia e confirmar a malignidade do cisto. Se for confirmado, o tratamento será indicado de acordo com cada caso.
Portanto, é um cisto muito frequente e que necessita de uma consulta com o nefrologista para esclarecer algumas questões.
O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico