Logo | Chocair Médicos

Cistos Renais: o que são

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Cistos renais são lesões geralmente arredondadas de conteúdo líquido que se formam dentro dos rins

Tipos de cistos renais

Existem basicamente dois tipos: os cistos simples em que o conteúdo é apenas líquido e os cistos complexos que podem ter conteúdo líquido e sólido.

Cistos renais x Tumores renais

Além de serem bastante frequentes, geram bastante preocupação nas pessoas porque elas confundem cistos com tumores, porém, existem algumas diferenças.

Os cistos simples normalmente são benignos e não possuem nenhuma necessidade de tratamento específico. Já os cistos complexos, alguns deles podem ser diagnosticados como tumores renais.

Diagnóstico dos cistos renais

Nesses casos, é importante realizar exames de imagem, como ultrassom ou tomografia. Caso apareça algum cisto, procure um nefrologista para esclarecer se é simples ou complexo.

Se for um cisto simples, não há tratamento específico, apenas a necessidade de realizar acompanhamento a cada 6 meses ou a cada ano.

Sintomas dos cistos renais

Em uma pequena porcentagem, o cisto simples pode causar sintomas, principalmente se eles crescerem muito, dando:

  • dor lombar;
  • desconforto abdominal;
  • sangramento urinário.

Nesses casos, os cistos precisarão de tratamento.

Consulte o nefrologista

Os pacientes que possuem cistos complexos com riscos de se transformarem em tumor precisam consultar o nefrologista para realizar uma biópsia e confirmar a malignidade do cisto. Se for confirmado, o tratamento será indicado de acordo com cada caso.

Portanto, é um cisto muito frequente e que necessita de uma consulta com o nefrologista para esclarecer algumas questões.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Leonardo Victor Barbosa Pereira CRM SP 117560, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT