Logo | Chocair Médicos

Clínico Geral

Atualizado em 27/07/2021
Tempo de leitura: 4 min.
A Imagem Mostra Um Doutor Conferindo Uma Ficha Médica.
Clínico Geral 2

O clínico geral é o médico em sua acepção, são praticamente sinônimos. É o clínico geral que faz os diagnósticos, planeja o tratamento e seguimento e se responsabiliza pelo plano de saúde de uma pessoa que o procura, doente ou não. Em tempo idos havia apenas o clínico e o cirurgião, este responsável pelos tratamento cirúrgicos.

O Clínico pode atuar em diferentes níveis de atenćão, da primária em consultórios e unidades de saúde ao terciário, na medicina hospitalar de alta complexidade. Em todos os níveis o diagnóstico e planejamento dos cuidados com um olhar global para o paciente são atribuićões do clínico. Quando em sua atividade hospitalar o Clínica Geral costuma ser chamada de Medicina Interna, pelas suas caraterísticas únicas e diferentes daquelas da medicina ambulatorial, de consultório.

Neste artigo explicaremos como esse procedimento funciona, então, continue lendo para descobrir:

Quem é o Clínico Geral?

O termo Clínico Geral se estigmatizou como o médico que sabe pouco sobre tudo, a linha de frente do cuidado mas raramente o que efetivamente “resolve os problemas”. Há quem acredite que o médico clínico geral tem uma qualificação inferior àqueles que atuam como especialistas. Não poderia haver conceito mais incorreto.

A diferença entre o clínico geral e especialistas como cardiologista, neurologista, nefrologista e hepatologista é que eles geralmente têm um conhecimento mais aprofundado de um órgão ou sistema específico do organismo, tanto no diagnóstico como no tratamento das condićões que o afeta. O clínico geral tem como alvo o corpo humano como um todo e, por isso, consegue analisar o quadro clínico de forma mais ampla e tratar com competência as doenćas mais comuns na nossa realidade.

Sendo assim, quando não há condićão ou doenća que justifique o seguimento de um especialista, o acompanhamento e seguimento com o clínico geral permite ótimos resultados a custos mais razoáveis. Inclusive, muitas vezes esse profissional é chamado de Médico da Família porque pode acompanhar o indivíduo durante toda sua vida, referenciando para outros médicos quando julgar pertinente.

O que o Médico Clínico Geral pode fazer?

O médico clínico geral diagnostica e trata as doenças que não precisam de acompanhamento obstétrico, ginecológico e nem carecem de cirurgia. Seu público é de adultos, e esse especialista pode solicitar exames preventivos e diagnósticos. Faz a triagem de pacientes direcionando o tratamento.

A seguir explicamos com mais detalhes as principais funções do médico clínico geral.

Prevenção de doenças

A medicina preventiva é uma das principais atividades do clínico geral. Ele é frequentemente procurado para fazer a avaliaćão de saúde de rotina, a fim de avaliar a saúde quando ainda não há sintomas de doenças e problemas.

Ele também faz recomendações sobre os hábitos mais adequados para cada pessoa, as medidas que podem ser adotadas de acordo com o estilo de vida ou as condições orgânicas de cada um. Tudo isso com o objetivo de evitar que possíveis patologias se manifestem, e para garantir mais qualidade de vida para a pessoa.

Orientação do paciente

O paciente que chega ao clínico geral pode vir trazendo alguma queixa de sintomas que está apresentando, como dores nas costas, de cabeça, insônia, tontura ou problemas gastrointestinais. É função desse médico é investigar mais a fundo para descobrir o que está causando o problema. Isso evita que o paciente faça exames ou consultas desnecessárias. É também funćão do clínico orientar o paciente caso ele precise se consultar com outro médico. Dessa forma encaminha para o especialista exato, evitando o autodiagnóstico e os desperdícios.

Acompanhamento de doentes crônicos

Também é função do clínico geral acompanhar pacientes que se mantêm em tratamento crônico. Esse é o caso, por exemplo, dos diabéticos e dos hipertensos, também daqueles que têm problemas da tireoide e outras condições.

São doenćas de alta prevalência e responsáveis por grande parte das repercussões graves que causam sofrimento e morte como infarto, acidente vascular cerebral, cegueira e doenća renal, entre outras. Muitas vezes um tratamento cuidadoso e contínuo com um clínico e capaz de reduzir grande parte destas complicaćões que posteriormente demandarão especialistas para seu tratamento.

Quais doenças o Clínico Geral trata?

Explicamos que o clínico geral tem amplo conhecimento do organismo humano e que pode tratar diferentes doenças. Dentre aquelas que o clínico geral pode tratar estão as já citadas diabetes e hipertensão, bem como:

  • infecções gerais;
  • anemia;
  • alergias;
  • Doenća pulmonar obstrutiva crônica
  • refluxo gastroesofágico;
  • gastrite;
  • dores articulares;
  • depressão leve;
  • doenças de pele comuns (micose, dermatite).

Assim, analisadas as frequências destas doenćas na população, o clínico é competente para diagnosticar e tratar a grande maioria dos pacientes.

Quando procurar o Clínico Geral?

O clínico geral é o médico que fará o primeiro atendimento de um paciente caso ele apresente qualquer tipo de sintoma. Esse especialista faz a investigação inicial para eliminar quadros mais simples ou tratá-los, quando obtido um diagnóstico.

Portanto, aqueles que não fazem acompanhamento especializado, mas que precisam de um atendimento médico, podem procurar um clínico geral. Esse médico também deve ser consultado para fazer os exames de rotina do check-up anual.

Em alguns casos é necessário fazer o acompanhamento preventivo, como para pacientes de risco em função de histórico familiar ou das condições do seu próprio organismo. Lembrando apenas que quadros de ginecológicos, de obstetrícia e pediatria precisam ser tratadas pelos médicos correspondentes. Pode-se inclusive interpretá-los como o clínico geral da mulher, gestante e crianća respectivamente, ainda que os ginecologistas e obstetras tenham treinamento para cirurgia.

Por que procurar primeiro o Clínico Geral?

O clínico geral cuida de você, não dos seus órgãos e de suas doenćas.

Imagine que um paciente esteja sentindo dores abdominais. Diversas condições podem desencadear esse sintomas, como verminoses, quadros diarreicos, infecções, gases e até mesmo problemas musculares. Mas patologias mais sérias também podem estar envolvidas, como tumores.

Como existem diversos diagnósticos possíveis, o ideal é, antes, fazer uma investigação para saber qual especialista procurar e se isso é realmente necessário. Porque muitas vezes o próprio clínico geral pode fazer o tratamento do paciente.

Então, o atendimento com esse médico evita consultas equivocadas e também ajuda a ter um diagnóstico mais rápido, acelerando o tratamento. Esse especialista é indispensável porque ele faz essa primeira investigação, para definir se ele mesmo pode se responsabilizar pelo paciente ou se há necessidade de um tratamento mais aprofundado.

Porque procurar o Clínico quando uma internação hospitalar for necessária

No contexto da Medicina Interna, o clínico pode diagnosticar e tratar a enorme maioria das condićões que demandam cuidados hospitalares, inclusive em doenćas graves ou críticas.

Pacientes cuidados por clínicos costumam ter desfechos melhores do que os segmentados em diversas especialidades. Em Medicina hospitalar nem sempre mais médicos representa melhor cuidado, muito pelo contrário. O gerenciamento do cuidado é fundamental, melhora resultados e satisfaćão do paciente. Lembramos que muitos especialistas trabalham nesta funćão, evitando a segmentaćão excessiva e prejudicial do cuidado ao paciente.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Erico Oliveira CRM SP 104310, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT