O cálculo urinário é bastante frequente. 20 ou 30% da população tem pelo menos um episódio na vida. Infelizmente, a maioria não investiga a causa da formação do cálculo, o que possibilita a formação de novos cálculos.
Índice
Há pacientes com múltiplos cálculos que ficam atribuindo a origem desses cálculos a alguns alimentos, como o tomate, alimentos risco em cálcio, entre outros. Esse é um erro muito grande.
Em mais de 95% das vezes, se encontra a causa da formação do cálculo e se essa causa for combatida é possível prevenir a formação de novos cálculos. Na grande maioria das vezes, novos cálculos não serão formados.
Os que já estão formados precisarão ser tratados de maneira adequada e normalmente, a cirurgia não é necessária.
Os pacientes com mais de um cálculo, portadores de rim único, crianças e jovens, devem procurar imediatamente um pronto-socorro ou um médico especialista (Clínico Geral ou Nefrologista), e também, quando o cálculo urinário estiver associado a:
A investigação é feita por meio de exames simples de urina e de sangue. As causas são encontradas na absoluta maioria dos casos e nós podemos garantir que o responsável pelo cálculo urinário não é o tomate, o queijo ou o alimento rico em cálcio.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico