Logo | Chocair Médicos

Como impedir a formação de novos cálculos urinários?

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O cálculo urinário é bastante frequente. 20 ou 30% da população tem pelo menos um episódio na vida. Infelizmente, a maioria não investiga a causa da formação do cálculo, o que possibilita a formação de novos cálculos.

​Alimentos causam cálculo urinário?

Há pacientes com múltiplos cálculos que ficam atribuindo a origem desses cálculos a alguns alimentos, como o tomate, alimentos risco em cálcio, entre outros. Esse é um erro muito grande.

Como impedir a formação de novos cálculos?

Em mais de 95% das vezes, se encontra a causa da formação do cálculo e se essa causa for combatida é possível prevenir a formação de novos cálculos. Na grande maioria das vezes, novos cálculos não serão formados.

Os que já estão formados precisarão ser tratados de maneira adequada e normalmente, a cirurgia não é necessária.

​Quando procurar ajuda médica?

Os pacientes com mais de um cálculo, portadores de rim único, crianças e jovens, devem procurar imediatamente um pronto-socorro ou um médico especialista (Clínico Geral ou Nefrologista), e também, quando o cálculo urinário estiver associado a:

  • infecção;
  • febre;
  • obstrução das vias urinárias.

Diagnóstico do cálculo urinário

A investigação é feita por meio de exames simples de urina e de sangue. As causas são encontradas na absoluta maioria dos casos e nós podemos garantir que o responsável pelo cálculo urinário não é o tomate, o queijo ou o alimento rico em cálcio.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Pedro Renato Chocair CRM SP 13500, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT