Logo | Chocair Médicos

Complicações pós-Covid-19

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos meses, desde março de 2020 até agora, nós do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fizemos parte da equipe que ficou referência no tratamento para os pacientes de Covid-19. Portanto, acabamos tendo uma experiência muito grande aqui e já tratamos mais de 500 pacientes nesses meses.

Como estamos voltando a ter um número alto de casos, é importante chamar a atenção de todos para as complicações que esse vírus pode causar.

Complicações do Covid-19

As complicações que o vírus pode causar são inúmeras e a mais comum e que todas as pessoas devem se preocupar é a complicação pulmonar.

Mesmo aqueles pacientes que tiveram formas leves da doença com acometimento pulmonar pequeno ou não foram hospitalizados e nem chegaram a cair a oxigenação, eles podem ter uma lesão pulmonar que acaba gerando incapacidade ao longo do tempo.

Portanto, pessoas que eram esportistas e costumam a fazer uma atividade física intensa podem ter uma sequela pulmonar que vai comprometer o seu desempenho.

Além disso, as atividades do dia a dia que exigem um pouco mais de esforço, como subir uma ladeira e subir escada, podem ser realizadas com dificuldade após a infecção do Covid-19.

Então, é importante continuar com todas as medidas de prevenção: distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel.

Faça acompanhamento com médicos especialistas

Além disso, casos mais graves de pacientes que foram hospitalizados com comprometimento extenso e usaram oxigênio por um tempo prolongado devem ser acompanhados e saiba que a recuperação será um pouco mais lenta, tanto a pulmonar como a parte muscular.

Uma coisa que as pessoas se esquecem é que os casos graves de infecção acabam gastando grande parte da musculatura. Portanto, a reabilitação da parte muscular e motora também é importante.

Os pacientes que ficaram com um grau de disfunção, tanto pulmonar quanto motora, poderão tratar esse problema com reabilitação e orientação adequada, e voltarão para as atividades diárias.

A mensagem é essa: tome cuidado porque esse vírus pode deixar outras sequelas, além de lesões pulmonares, cardíacas, neurológicas e musculares.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!

Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Victor Augusto Hamamoto Sato CRM SP 124682, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT