O cuidado paliativo é um assunto não muito conhecido no Brasil, principalmente na cultura ocidental, porém é importante e as pessoas precisando ter conhecimento para se beneficiarem dele.
A morte é algo pouco debatido ainda em nossa cultura, é um tabu e as pessoas se preparam pouco para a morte.
Infelizmente, a medicina não consegue curar todas as doenças e invariavelmente todos nós algum dia vamos morrer. Por conta disso, o cuidado paliativo ajuda os pacientes que estão se aproximando deste momento.
É uma ciência que ajuda a evitar o sofrimento físico do paciente e preparar na medida do possível o paciente para o fim da vida à custa de muito apoio, principalmente emocional, espiritual e social.
Quando o paciente tem uma doença incurável em que não existe mais tratamento para a doença, temos que instituir um tratamento para os sintomas, ou seja, para evitar o sofrimento do paciente durante essa trajetória.
Existem muitos remédios para aliviar o sofrimento desse paciente, principalmente:
Portanto, o cuidado paliativo consiste em amenizar os sintomas que muitas vezes acompanham a nossa trajetória final, e também, preparar culturalmente o paciente para esse momento.
Quando sabemos que é algo inevitável, cabe ao médico conversar com o paciente para saber quais são os seus últimos planos, tanto financeiros e familiares, quanto jurídicos.
No começo pode ser difícil conversar sobre isso, mas depois trará um alívio em saber que já está tudo resolvido e não ficará nada pendente.
Se você tem algum familiar que infelizmente está se aproximando do seu fim da vida, alerte-o que existe uma ciência que pode ajudá-lo a enfrentar essa fase em todos os seus aspectos.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico