Logo | Chocair Médicos

Cuidados paliativos: como se preparar para o fim da vida

Atualizado em 02/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

​O que é o cuidado paliativo?

O cuidado paliativo é um assunto não muito conhecido no Brasil, principalmente na cultura ocidental, porém é importante e as pessoas precisando ter conhecimento para se beneficiarem dele.

A morte é algo pouco debatido ainda em nossa cultura, é um tabu e as pessoas se preparam pouco para a morte.

Infelizmente, a medicina não consegue curar todas as doenças e invariavelmente todos nós algum dia vamos morrer. Por conta disso, o cuidado paliativo ajuda os pacientes que estão se aproximando deste momento.

Por que o cuidado paliativo é importante?

É uma ciência que ajuda a evitar o sofrimento físico do paciente e preparar na medida do possível o paciente para o fim da vida à custa de muito apoio, principalmente emocional, espiritual e social.

Quando o paciente tem uma doença incurável em que não existe mais tratamento para a doença, temos que instituir um tratamento para os sintomas, ou seja, para evitar o sofrimento do paciente durante essa trajetória.

​Existem muitos remédios para aliviar o sofrimento desse paciente, principalmente:

  • dor;
  • enjoo;
  • mal-estar;
  • ansiedade;
  • problemas para urinar.

Portanto, o cuidado paliativo consiste em amenizar os sintomas que muitas vezes acompanham a nossa trajetória final, e também, preparar culturalmente o paciente para esse momento.

Quando sabemos que é algo inevitável, cabe ao médico conversar com o paciente para saber quais são os seus últimos planos, tanto financeiros e familiares, quanto jurídicos.

No começo pode ser difícil conversar sobre isso, mas depois trará um alívio em saber que já está tudo resolvido e não ficará nada pendente.

Se você tem algum familiar que infelizmente está se aproximando do seu fim da vida, alerte-o que existe uma ciência que pode ajudá-lo a enfrentar essa fase em todos os seus aspectos.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Sara Mohrbacher CRM SP 146577, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 15 / 09 / 21
Sabia que as mulheres que fazem hemodiálise também podem engravidar? Mas essa gestação envolve riscos, por isso, precisa ser bem planejada. Saiba mais sobre o assunto.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
A infecção urinária tem tipos diferentes e sintomas característicos. Veja quais são os sinais que esse problema desencadeia e como é feito o tratamento dele.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT