Logo | Chocair Médicos

Existe relação entre Nefropatia Diabética e Doença Cardíaca?

Atualizado em 06/12/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Racionalmente falando, quando se organiza o pensamento em relação às doenças, é natural separá-las em pequenas pastas, por exemplo, a doença renal é diferente do diabetes, o diabetes é diferente da doença cardíaca, quando na verdade, elas vêm todas da síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é a doença mais comum na população geral, vivemos uma epidemia de síndrome metabólica. Ela é a causa primária do que se torna o diabetes futuramente.

Doença Renal pelo Diabetes

A doença renal pelo diabetes, é uma consequência de um diabetes de longo prazo que costuma acontecer de 10, às vezes até mais de 10, anos do desenvolvimento do diabetes. 

Claro que quanto melhor controlado o diabetes, menor a chance de progressão para a doença renal.

Doença Cardíaca pelo Diabetes

Para a doença cardíaca aplica-se a mesma lógica.

Ela também é uma consequência do diabetes descompensado da síndrome metabólica, então, é comum falarmos quando começa a se tratar o diabetes, “olha, precisa controlar o diabetes para não ter nem problema no rim, nem no coração, nem no olho, nem no pé", pois, na grande maioria das vezes eles acontecem juntos.

De uma forma dinâmica, devemos interpretar a doença renal pelo diabetes e a doença cardíaca, como galhos da mesma árvore e o tronco dessa árvore é o diabetes e a síndrome metabólica.

Tratamento

O interessante, é que atualmente tem sido muito discutido sobre a associação de medicamentos originalmente definidos como benéficos para o tratamento de diabetes, na doença cardíaca, especialmente na insuficiência cardíaca.

Com isso, podemos afirmar que a relação entre nefropatia diabética e doença cardíaca é total!

Ao iniciar o tratamento, você não pode ter um médico para tratar diabetes, um médico para o rim e um médico para a doença cardíaca, pois, a doença, no final das contas, é a mesma ainda que com algumas particularidades.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Erico Oliveira CRM SP 104310, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 17 / 01 / 22
Você sabia que a hiperfosfatemia é a elevação do fósforo no sangue? Continue lendo e confira mais sobre esse assunto!
Ler Mais
 | 12 / 01 / 22
Pacientes diabéticos têm um risco maior de desenvolverem doenças dos rins. Quando não tratadas, podem levar à insuficiência. Veja como evitar esse problema.
Ler Mais
1 2 3 28
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
[email protected]

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

magnifiercross