Logo | Chocair Médicos

Indicação e escolha do tipo de Diálise

Atualizado em 21/09/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Quando a diálise é indicada?

Existem algumas indicações que estão bem estabelecidas em todas as diretrizes, tanto do mundo quanto as brasileiras, que estão ligadas de acordo com o grau de funcionamento do rim.

É possível ter uma estimativa do grau de funcionamento através de um cálculo feito com o exame de creatinina e pela urina 24 horas.

Quando essa estimativa chega em torno de 15%, o paciente está muito próximo de começar a diálise. Com menos dessa porcentagem é possível desenvolver complicações da doença renal e o rim não terá mais capacidade funcional para limpar o seu sangue e produzir hormônio para manter o equilíbrio do corpo.

Portanto, o rim com 10% precisará obrigatoriamente realizar hemodiálise.

Principais tipos de diálise e suas indicações

Diálise peritoneal

A diálise peritoneal é indicada para pacientes com boa estrutura em casa porque é feita em ambiente residencial, o que dá mais liberdade para o paciente e ele não precisará se locomover até o centro de diálise.

Porém, é necessário ter alguns cuidados de higiene, principalmente pelo risco de infecção.

Para os pacientes mais idosos e com cardiopatias graves no corpo, é uma boa indicação de diálise porque causa menos desiquilíbrio.

Normalmente, essa opção é indicada no início da terapia quando o paciente ainda tem pouca diurese residual.

Hemodiálise

Esse tipo é reservado para os pacientes mais jovens, que ganham muito peso e precisam ter uma filtração maior do sangue.

Nesse caso, o paciente vem ao centro e realiza o procedimento na máquina de hemodiálise.

Essas indicações não são absolutas e dependem de uma conversa entre o médico nefrologista e o paciente para encontrar uma solução que melhore a qualidade de vida.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Victor Augusto Hamamoto Sato CRM SP 124682, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 28 / 08 / 25
O texto explica, de forma clara e acessível, a diferença entre o nefrologista e o urologista. Enquanto o nefrologista trata doenças clínicas dos rins e problemas como insuficiência renal, hipertensão e alterações nos exames, o urologista atua principalmente com cirurgias do trato urinário e questões relacionadas à próstata e aparelho reprodutor masculino. A publicação orienta o leitor sobre quando procurar cada especialista e reforça o papel da Clínica Chocair como referência no cuidado especializado com a saúde renal.
Ler Mais
 | 28 / 08 / 25
O texto explica como o diabetes, especialmente quando mal controlado, pode levar à nefropatia diabética, uma das principais causas de doença renal crônica. Destaca os sintomas, riscos e exames preventivos, além de oferecer orientações práticas para manter os rins protegidos, como controle glicêmico, pressão arterial e alimentação adequada. O artigo também convida os leitores a procurarem a Clínica Chocair, referência no cuidado renal, para um acompanhamento preventivo personalizado.
Ler Mais
1 2 3 38
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos

Endereço

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - conj. 501 e 502
Condomínio Edifício Vancouver Bela Vista - São Paulo/SP
CEP 01321-001

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

map-markermagnifiercross