Índice
Existem algumas indicações que estão bem estabelecidas em todas as diretrizes, tanto do mundo quanto as brasileiras, que estão ligadas de acordo com o grau de funcionamento do rim.
É possível ter uma estimativa do grau de funcionamento através de um cálculo feito com o exame de creatinina e pela urina 24 horas.
Quando essa estimativa chega em torno de 15%, o paciente está muito próximo de começar a diálise. Com menos dessa porcentagem é possível desenvolver complicações da doença renal e o rim não terá mais capacidade funcional para limpar o seu sangue e produzir hormônio para manter o equilíbrio do corpo.
Portanto, o rim com 10% precisará obrigatoriamente realizar hemodiálise.
A diálise peritoneal é indicada para pacientes com boa estrutura em casa porque é feita em ambiente residencial, o que dá mais liberdade para o paciente e ele não precisará se locomover até o centro de diálise.
Porém, é necessário ter alguns cuidados de higiene, principalmente pelo risco de infecção.
Para os pacientes mais idosos e com cardiopatias graves no corpo, é uma boa indicação de diálise porque causa menos desiquilíbrio.
Normalmente, essa opção é indicada no início da terapia quando o paciente ainda tem pouca diurese residual.
Esse tipo é reservado para os pacientes mais jovens, que ganham muito peso e precisam ter uma filtração maior do sangue.
Nesse caso, o paciente vem ao centro e realiza o procedimento na máquina de hemodiálise.
Essas indicações não são absolutas e dependem de uma conversa entre o médico nefrologista e o paciente para encontrar uma solução que melhore a qualidade de vida.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico