Logo | Chocair Médicos

Insuficiência Renal Crônica tem cura?

Atualizado em 24/11/2021
Tempo de leitura: 4 min.

A insuficiência renal crônica é um problema que pode ser tratado. A abordagem é adequada à necessidade de cada pessoa, podendo trazer bons resultados na remissão dos sintomas e na prevenção do avanço da doença. No entanto, a perda da função dos rins não pode ser revertida.

Insuficiencia Renal Cronica Tem Cura Chocair Bg
Insuficiência Renal Crônica Tem Cura? 2

A insuficiência renal crônica, que também pode ser chamada de doença renal crônica, se caracteriza pela perda das funções renais por um período maior do que 3 meses. Esse é um quadro preocupante porque tem uma evolução lenta e geralmente não manifesta sintomas. 

Por causa dessa característica, a insuficiência renal crônica muitas vezes é diagnosticada de forma tardia. Nesses casos, a perda das funções renais já está muito significativa, o que dificulta o tratamento e pode exigir a realização de sessões de diálise. 

Mas a principal dúvida é se a insuficiência renal crônica pode ser curada. Neste artigo respondemos essa pergunta. Continue lendo.

O que Causa a Insuficiência Renal Crônica?

A doença renal crônica é uma condição em que os rins perdem a sua capacidade de filtrar o sangue da maneira correta. Uma das tarefas desses órgãos é fazer a separação de resíduos metabólicos e do excesso de água do organismo, para que eles sejam eliminados por meio da urina. 

Quando o rim sofre agressões ou lesões, ele começa a perder essa capacidade, realizando sua tarefa de uma forma cada vez mais deficiente. Assim, resíduos se acumulam no organismo trazendo complicações para outros órgãos. 

Diversos fatores podem desencadear a insuficiência renal, no entanto, a diabetes e a hipertensão são as duas principais causas da doença renal crônica. De toda forma, existem outros fatores de risco além da alta taxa de glicemia e da pressão arterial alta. São eles:

  • avanço da idade;
  • obesidade;
  • histórico de problemas circulatórios;
  • tabagismo;
  • casos de doença renal na família;
  • alguns medicamentos. 

Como dito, esse é um problema que evolui de uma forma lenta, por isso, a pessoa pode viver muito tempo com a função renal comprometida, sem manifestar sintomas. Quando eles acontecem é porque já existe um sério comprometimento dos rins.

A Doença Renal Crônica pode ser Curada?

A insuficiência renal crônica é um quadro diferente da insuficiência aguda. No segundo caso, os rins reduzem ou perdem momentaneamente suas funções por causa de alguma agressão, doença ou qualquer outro, mas se recuperam e voltam a trabalhar como antes.

No problema crônico, esses órgãos param de funcionar aos poucos e não é possível restabelecer a função renal. A tendência é de um agravamento cada vez maior do problema, até que ocorra a falência e os rins parem de trabalhar por completo. 

Porém, existe uma opção para que a pessoa volte a ter um rim funcionando. Os seus órgãos não podem ser recuperados, mas existe a possibilidade de ele receber a doação de um rim saudável por meio de um transplante renal.

Como esse Problema é Tratado?

É verdade que a insuficiência renal crônica não pode ser curada, mas existem tratamentos para minimizar os sintomas e evitar que a perda renal avance. Conseguimos retardar o agravamento do problema ou, em alguns casos, estacionar a doença para que a pessoa mantenha o percentual de funcionamento dos rins que tem agora.

Antes, é preciso conhecer o estado em que os rins estão para definir qual será a melhor abordagem para cada paciente. São solicitados, principalmente, exames de sangue e urina, para fazer a medição e análise das funções renais. O nefrologista é o médico que realiza esta avaliação detalhada e minuciosa da função renal.

Depois, podem ser adotadas uma série de medidas, como por meio do controle da pressão arterial e da glicemia. Também é preciso abandonar o tabaco para não prejudicar os rins e nem favorecer complicações da doença renal.

É recomendado, ainda, reduzir os níveis de colesterol do organismo. São utilizados medicamentos que reduzem a perda de proteína pela urina e que ajudam a combater sintomas, como o inchaço. 

A insuficiência renal crônica traz complicações, como distúrbios ósseos e minerais. Por isso, a pessoa pode necessitar de tratamento para esses problemas, por meio do equilíbrio de nutrientes como a vitamina D, o cálcio e o fósforo. Ainda outras abordagens podem ser adotadas, o que, como dito, depende da necessidade e das condições clínicas de cada paciente. 

Mais uma recomendação para o tratamento da doença renal crônica é a adoção de uma dieta adequada. Da mesma forma, com uma avaliação individual e o acompanhamento do nutricionista para fornecer os nutrientes que o corpo precisa, sem excessos que possam prejudicar ainda mais a função renal.

Os pacientes com quadro mais avançado de perda das funções renais podem precisar da realização de diálise peritoneal ou hemodiálise, a fim de suprir as funções renais quando os órgãos não conseguem mais filtrar o sangue e eliminar líquidos adequadamente.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

É válido ressaltar que o tratamento da insuficiência renal crônica tem por objetivo evitar a progressão da doença, mas não recupera a função renal. Quando ela é completamente perdida, a única maneira de ter um rim funcionando no corpo é por meio de transplante. Por isso, é fundamental monitorar a saúde desses órgãos e manter o equilíbrio orgânico. 

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Américo Lourenço Cuvello Neto CRM SP 74761, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 22 / 11 / 21
O que é a incontinência urinária? Quais as causas e o tipos de tratamento? Confira mais sobre o assunto nesse post!
Ler Mais
 | 18 / 11 / 21
A insuficiência renal traz uma série de complicações para todo o organismo, mas uma das mais graves é a anemia. Veja qual é a relação entre esses problemas.
Ler Mais
1 2 3 25
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
contato@chocairmedicos.com.br

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico