Logo | Chocair Médicos

Intubação Orotraqueal, entenda o que é!

Atualizado em 13/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O paciente com Covid ou qualquer outra doença grave que afete os pulmões e que atrapalhe a oxigenação do nosso organismo desencadeando uma falha no sistema respiratório, será submetido ao procedimento chamado de intubação orotraqueal.

Quando a intubação orotraqueal é indicada?

A gente respira pelo nariz ou pela boca, o ar desce pela traqueia, vai até os pulmões, o pulmão leva o oxigênio do ar ambiente para o sangue e o sangue leva o oxigênio para todos os órgãos.

Caso o paciente tenha uma inflamação muito intensa no pulmão, ele começará a ter problemas na transferência do oxigênio do ar ambiente para o sangue, o que impossibilita a ação.

Isso acontece porque a inflamação faz com que o paciente tenha que ficar 24 horas por dia respirando fundo para tentar manter a oxigenação no sangue.

Com o passar dos dias, é possível que o paciente apresente alguns sintomas de falência respiratória, ou seja, ele começa a ficar cansado de fazer tanto esforço para respirar e não consegue mais oxigenar adequadamente porque o pulmão está muito inflamado. Nessa situação, indicamos a intubação orotraqueal.

Como a intubação orotraqueal é feita?

Esse procedimento é feito após muita anestesia e remédio para dor. Após isso, um tubo é introduzido pela região da garganta, atravessa a traqueia e chega aos pulmões.

Um aparelho é conectado nesse tubo que vai encher e esvaziar o pulmão como se fosse uma bexiga, levando a quantidade necessária de oxigênio puro para o pulmão.

O ar ambiente possui 21% de oxigênio que podemos fornecer para o pulmão, já o aparelho respirador fornece até 100% de oxigênio. Por isso, quando o paciente está com dificuldade para respirar, a intubação orotraqueal é indicada. Tal procedimento foi bastante utilizado na Covid-19.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Sara Mohrbacher CRM SP 146577, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT