Logo | Chocair Médicos

Nefrite: o que é?

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Nefrite é a inflamação do rim causada por qualquer doença inflamatória que atinja esse órgão. No caso de uma infecção urinária que atinge o rim, o nome é pielonefrite.

A função do rim é eliminar todas as toxinas do corpo e não perder sangue e proteína, que são duas substâncias que não podem ser eliminadas de forma nenhuma. Porém, quando elas são detectadas na urina, provavelmente o rim está inflamado.

Diagnóstico da nefrite

O diagnóstico da nefrite é feito na fase inicial através do exame simples de urina. Em alguns lugares do Brasil, esse exame é chamado de sumário de urina, e em São Paulo de urina tipo 1. Para realizar o exame, você urina em um pote, entrega ao laboratório e normalmente o resultado sai no mesmo dia.

Com o exame de urina é possível diagnosticar a existência de uma nefrite. É importante compreender isso porque algumas doenças, como a hipertensão arterial, atingem o rim e habitualmente não dão sangue e proteína na urina. Já a diabetes ataca o rim e libera muita proteína. Portanto, isso deve ser avaliado por um médico nefrologista.

Após a nefrite ser detectada, inicia-se um processo de investigação mais profundo que inclui uma série de exames laboratoriais que podem terminar em um procedimento invasivo chamado biópsia renal.

Esse procedimento é simples e realizado em laboratório sem internação. A partir disso, é possível indicar um tratamento correto.

É muito importante debater esse tema porque ainda encontram-se pacientes entrando em diálise e perdendo o rim sem saber que tinham nefrite, causa mais comum de entrada de jovens e crianças em diálise.

Portanto, colha anualmente o exame de urina simples e se você encontrar sangue ou proteína no exame de urina, o nefrologista deverá obrigatoriamente ser consultado.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Erico Oliveira CRM SP 104310, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT