Home » Nefropatia diabética: complicações e tratamento

Nefropatia diabética: complicações e tratamento

A doença renal diabética é uma complicação frequente do diabetes, que é uma doença muito comum hoje no mundo e está crescendo exponencialmente, muito relacionada à obesidade e alguns hábitos alimentares.

Por que fazer a prevenção da doença renal diabética?

Essa doença pode acometer os rins podendo levar a insuficiência renal com necessidade de hemodiálise.

Por isso, é importante a sua prevenção para iniciar o tratamento precoce o quanto antes. Entretanto, saiba que é uma doença controlável e reversível.

RELACIONADOS:

O que é Diálise Peritoneal?
O que é Diálise Peritoneal?

A diálise peritoneal é um método de substituição renal, assim como a hemodiálise, e é utilizada em pacientes com doença renal crônica em estágio terminal.Como a diálise peritoneal é feita? Esse método é realizado por meio de um cateter flexível implantado na...

ler mais

O tratamento precoce é importante?

Nos últimos 20 anos, pouco mudou o tratamento da doença renal diabética. E com o surgimento de novas medicações e novos tratamentos, isso tem impactado na reversão e até na regressão da doença renal diabética.

Hoje em dia, com o tratamento precoce é possível estabilizar a doença impedindo que ela progrida e o paciente perca a função renal ao longo dos anos.

Diagnóstico da doença renal diabética

Para finalizar, é uma doença silenciosa sendo possível fazer o diagnóstico apenas realizando exames frequentes de sangue e urina. A partir daí, o tratamento adequado será indicado.

O que você achou desse post? Foi útil para você?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Dr. Victor Sato - CRM SP 124682 | Chocair Médicos

SOBRE O AUTOR

Dr. Victor Augusto Hamamoto Sato CRM SP 124682, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + cinco =

Você pode gostar de:

× Agende sua consulta.