A tonalidade considerada como ideal para a urina é o amarelo claro, porém, ela pode ficar azulada, esverdeada, avermelhada, marrom ou até preta; e cada uma dessas cores indica um tipo de alteração no organismo, como problemas renais, no fígado e desidratação.
Você já deve ter reparado em algum exame de urina que entre as muitas informações que esse documento traz está também a tonalidade dela. Não é à toa que esse dado está ali, afinal, a cor da urina ajuda a dar uma pista do que pode estar acontecendo com o organismo de uma pessoa.
Cerca de 95% da urina é água; os 5% restantes são compostos por minerais, toxinas e outras substâncias que o corpo precisa eliminar. Entretanto, quando existem problemas nos rins ou até mesmo no fígado são secretadas substâncias e partículas que podem alterar a tonalidade da urina.
A própria pessoa pode observar a cor para promover uma alteração de hábitos ou buscar ajuda médica, se necessário.
Continue lendo o artigo para entender o que cada tom de urina pode indicar no organismo, a fim de descobrir o momento certo de consultar um médico. Veja as diferentes tonalidades que a urina pode ter:
Índice
Diversos fatores podem provocar alterações na tonalidade da urina. Isso acontece, por exemplo, em função da desidratação ou da ingestão exagerada de líquidos, infecções, problemas renais e disfunções no fígado.
Além da alteração de tonalidade, o aspecto da urina pode variar quando há algum problema no organismo. A formação de espuma ou efervescência, por exemplo, pode acontecer em função da presença de proteína, o que indica problemas com os rins. Em relação aos tons, veja a seguir o que cada cor pode estar indicando.
Muita gente acredita que o bom é a urina transparente, mas isso não é verdade. Nem sempre essa transparência é um sinal positivo pois ela pode indicar uma urina excessivamente diluída.
Essa ingestão excessiva pode levar a uma sobrecarga dos rins. Também provoca a perda de sais minerais e causa inchaços, já que o organismo mais absorve do que elimina os líquidos ingeridos. Há, também, ocorrência de mal-estar e sonolência.
A tonalidade amarelo claro é a cor ideal para a urina. Indica que a pessoa não está bebendo líquidos demais nem de menos; a ingestão está na medida certa. O tom amarelo dourado continua indicando que está tudo bem com o organismo e a hidratação.
Essa cor ainda é considerada como normal, embora não seja a ideal. É um indício de que existe a necessidade de ingerir mais água porque a urina está muito concentrada. Não é sinal de problemas com o organismo, apenas um alerta para você se hidratar melhor.
A tonalidade amarelada, próxima da cor de âmbar, exige um pouco mais de atenção. Indica que a pessoa já está com uma desidratação mais elevada, precisando ingerir água. Entretanto, também pode indicar que existe algum problema com o fígado.
A ingestão de alguns pigmentos pode provocar alterações na tonalidade da urina; também pode ser um sinal de alerta, pois pode significar problemas com a vesícula ou fígado.
Os tons do rosado ao vermelho podem acontecer em decorrência da ingestão de alimentos pigmentados, como a beterraba. Quando persistente, pode ser um indício de presença de sangue na urina, problemas nos rins, próstata, fígado, vesícula ou infecções.
Quando a cor da urina pende para os tons de marrom ou castanho, é um grande sinal de alerta. Esse é um indício de desidratação severa, mas também pode significar que há disfunção renal ou problemas no fígado.
Também acontece de a urina assumir uma cor azul ou verde. Isso pode acontecer em função do uso de alguns medicamentos e por causa dos pigmentos de um alimento ou bebida. Quando persistente, é um sinal de alerta para presença de infecção bacteriana.
Confira também, nosso vídeo sobre o tema:
É importante ressaltar que somente o médico é quem pode dizer o que está provocando a alteração na tonalidade da urina. Então, ao perceber uma cor fora do normal, é fundamental observar se o quadro persiste e buscar ajuda do especialista para esclarecer dúvidas.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico