Logo | Chocair Médicos

O que a Cor da Urina pode nos dizer?

Atualizado em 15/12/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A tonalidade considerada como ideal para a urina é o amarelo claro, porém, ela pode ficar azulada, esverdeada, avermelhada, marrom ou até preta; e cada uma dessas cores indica um tipo de alteração no organismo, como problemas renais, no fígado e desidratação.

O Que A Cor Da Urina Pode Nos Dizer Chocair Bg
O Que A Cor Da Urina Pode Nos Dizer? 2

Você já deve ter reparado em algum exame de urina que entre as muitas informações que esse documento traz está também a tonalidade dela. Não é à toa que esse dado está ali, afinal, a cor da urina ajuda a dar uma pista do que pode estar acontecendo com o organismo de uma pessoa. 

Cerca de 95% da urina é água; os 5% restantes são compostos por minerais, toxinas e outras substâncias que o corpo precisa eliminar. Entretanto, quando existem problemas nos rins ou até mesmo no fígado são secretadas substâncias e partículas que podem alterar a tonalidade da urina. 

A própria pessoa pode observar a cor para promover uma alteração de hábitos ou buscar ajuda médica, se necessário.

Continue lendo o artigo para entender o que cada tom de urina pode indicar no organismo, a fim de descobrir o momento certo de consultar um médico. Veja as diferentes tonalidades que a urina pode ter:

  • Transparente;
  • Amarelo claro;
  • Amarelo escuro;
  • Amarelo âmbar;
  • Alaranjado;
  • Avermelhado ou rosado;
  • Acastanhado ou amarronzado;
  • Azulado esverdeado;
  • Preto.

As Diferentes Tonalidades que a Urina pode ter 

Diversos fatores podem provocar alterações na tonalidade da urina. Isso acontece, por exemplo, em função da desidratação ou da ingestão exagerada de líquidos, infecções, problemas renais e disfunções no fígado

Além da alteração de tonalidade, o aspecto da urina pode variar quando há algum problema no organismo. A formação de espuma ou efervescência, por exemplo, pode acontecer em função da presença de proteína, o que indica problemas com os rins. Em relação aos tons, veja a seguir o que cada cor pode estar indicando.

Transparente

Muita gente acredita que o bom é a urina transparente, mas isso não é verdade. Nem sempre essa transparência é um sinal positivo pois ela pode indicar uma urina excessivamente diluída.

Essa ingestão excessiva pode levar a uma sobrecarga dos rins. Também provoca a perda de sais minerais e causa inchaços, já que o organismo mais absorve do que elimina os líquidos ingeridos. Há, também, ocorrência de mal-estar e sonolência.

Amarelo Claro

A tonalidade amarelo claro é a cor ideal para a urina. Indica que a pessoa não está bebendo líquidos demais nem de menos; a ingestão está na medida certa. O tom amarelo dourado continua indicando que está tudo bem com o organismo e a hidratação.

Amarelo Escuro

Essa cor ainda é considerada como normal, embora não seja a ideal. É um indício de que existe a necessidade de ingerir mais água porque a urina está muito concentrada. Não é sinal de problemas com o organismo, apenas um alerta para você se hidratar melhor.

Amarelo Âmbar

A tonalidade amarelada, próxima da cor de âmbar, exige um pouco mais de atenção. Indica que a pessoa já está com uma desidratação mais elevada, precisando ingerir água. Entretanto, também pode indicar que existe algum problema com o fígado.

Alaranjado

A ingestão de alguns pigmentos pode provocar alterações na tonalidade da urina; também pode ser um sinal de alerta, pois pode significar problemas com a vesícula ou fígado.

Avermelhado ou Rosado 

Os tons do rosado ao vermelho podem acontecer em decorrência da ingestão de alimentos pigmentados, como a beterraba. Quando persistente, pode ser um indício de presença de sangue na urina, problemas nos rins, próstata, fígado, vesícula ou infecções.

Acastanhado ou Amarronzado

Quando a cor da urina pende para os tons de marrom ou castanho, é um grande sinal de alerta. Esse é um indício de desidratação severa, mas também pode significar que há disfunção renal ou problemas no fígado.

Azulado Roxo ou Esverdeado

Também acontece de a urina assumir uma cor azul ou verde. Isso pode acontecer em função do uso de alguns medicamentos e por causa dos pigmentos de um alimento ou bebida. Quando persistente, é um sinal de alerta para presença de infecção bacteriana.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

É importante ressaltar que somente o médico é quem pode dizer o que está provocando a alteração na tonalidade da urina. Então, ao perceber uma cor fora do normal, é fundamental observar se o quadro persiste e buscar ajuda do especialista para esclarecer dúvidas. 

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Sara Mohrbacher CRM SP 146577, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 12 / 21
Quem tem síndrome metabólica e diabetes pode fazer diálise ou transplante renal? Confira clicando no link!
Ler Mais
 | 14 / 12 / 21
A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, quando associadas, podem levar a diversos problemas. Venha conferir!
Ler Mais
1 2 3 26
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
contato@chocairmedicos.com.br

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

magnifiercross