A diálise peritoneal é um método de substituição renal, assim como a hemodiálise, e é utilizada em pacientes com doença renal crônica em estágio terminal.
Índice
Esse método é realizado por meio de um cateter flexível implantado na barriga.
A membrana utilizada para fazer a diálise peritoneal é uma membrana natural, um filtro natural que temos em nosso organismo, chamado peritônio. O peritônio é a membrana que reveste os órgãos abdominais.
Através do cateter implantado na barriga, um líquido chamado solução de diálise é injetado. E essa solução de diálise permanece na cavidade peritoneal por algumas horas.
E por meio do peritônio, as trocas entre a solução de diálise e o sangue são feitas permitindo que os elementos em excesso no sangue, como algumas toxinas, sejam drenados e outras substâncias que estão em falta no corpo do indivíduo possam migrar do líquido para o sangue.
Depois de algumas horas, o líquido é drenado e as toxinas junto com o excesso de líquido saem do organismo.
A diálise peritoneal é feita em domicílio, dentro da própria casa do paciente, por ele mesmo e auxiliado muitas vezes por um familiar.
Ela pode ser feita manualmente ou por meio de uma máquina. Sempre com treinamento prévio por equipe especializada em diálise peritoneal.
Não existe uma superioridade entre a diálise ou a diálise peritoneal. O importante para o paciente renal crônico é discutir os métodos com o seu médico Nefrologista e perceber qual é o mais adequado para a sua situação.
Se você tem dúvidas sobre diálise peritoneal, comente abaixo. E caso você conheça alguém que tenha interesse nesse assunto, compartilhe o post.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico
Manda um vídeo como fazer
Olá, Karina. Tudo bem? Estamos nos preparando para isso!
Nos acompanhe também nas redes sociais, lá postamos conteúdos toda semana: https://chocairmedicos.com.br/links-uteis/