Logo | Chocair Médicos

O que é Diálise Peritoneal?

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

A diálise peritoneal é um método de substituição renal, assim como a hemodiálise, e é utilizada em pacientes com doença renal crônica em estágio terminal.

Como a diálise peritoneal é feita?

Esse método é realizado por meio de um cateter flexível implantado na barriga.

A membrana utilizada para fazer a diálise peritoneal é uma membrana natural, um filtro natural que temos em nosso organismo, chamado peritônio. O peritônio é a membrana que reveste os órgãos abdominais.

Através do cateter implantado na barriga, um líquido chamado solução de diálise é injetado. E essa solução de diálise permanece na cavidade peritoneal por algumas horas.

E por meio do peritônio, as trocas entre a solução de diálise e o sangue são feitas permitindo que os elementos em excesso no sangue, como algumas toxinas, sejam drenados e outras substâncias que estão em falta no corpo do indivíduo possam migrar do líquido para o sangue.

Depois de algumas horas, o líquido é drenado e as toxinas junto com o excesso de líquido saem do organismo.

Onde a diálise peritoneal é feita?

A diálise peritoneal é feita em domicílio, dentro da própria casa do paciente, por ele mesmo e auxiliado muitas vezes por um familiar.

Ela pode ser feita manualmente ou por meio de uma máquina. Sempre com treinamento prévio por equipe especializada em diálise peritoneal.

Diálise peritoneal x Diálise

Não existe uma superioridade entre a diálise ou a diálise peritoneal. O importante para o paciente renal crônico é discutir os métodos com o seu médico Nefrologista e perceber qual é o mais adequado para a sua situação.

Se você tem dúvidas sobre diálise peritoneal, comente abaixo. E caso você conheça alguém que tenha interesse nesse assunto, compartilhe o post.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Alessandra Martins Bales CRM SP 139465, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT