Nefrocalcinose é uma doença que resulta da deposição de cristais de cálcio e fosfato dentro do tecido renal, levando a calcificação desses tecidos.
É bastante importante falar sobre esse tema, pois, essa calcificação pode ser detectada em exames de ultrassom e tomografia que são feitos rotineiramente pelas pessoas.
O profissional indicado para fazer a avaliação da nefrocalcinose, é o nefrologista.
Geralmente, essa calcificação decorre do excesso de cálcio no sangue ou dentro de tecido renal.
Muitas vezes a nefrocalcinose está associada à presença de cálculos renais.
Quando não está associada aos cálculos renais, ela é assintomática ou demora muitos anos para dar algum tipo de sintoma, que basicamente seria alteração na função dos rins.
Diante de um achado em exame de imagem sugerindo nefrocalcinose, é importante procurar um nefrologista para fazer exames laboratoriais para avaliar se já há acometimento das funções renais em decorrência da doença.
A nefrocalcinose é causada por doenças que envolvem alterações do metabolismo do cálcio, dentre elas a principal causa é o hiperparatireoidismo primário que é uma doença das paratireoides, que são glândulas localizadas no pescoço, atrás da glândula tireoide, que produz o paratormônio em excesso.
Ele vai promover o aumento do cálcio no sangue e em consequência, maior deposição de cálcio no tecido renal.
Vale a pena mencionar sobre o uso excessivo da vitamina D. A vitamina D estimula a absorção de cálcio pelo intestino e pode provocar o aumento do cálcio do sangue e consequentemente provocar a nefrocalcinose e até mesmo cálculos renais.
Hoje nós temos o uso, as vezes excessivo, de vitamina D pelas pessoas, e algumas dessas pessoas podem desenvolver cálculos renais e a nefrocalcinose.
Então, quando fizer algum tipo de exame, ultrassom ou tomografia, em que ocorrer a detecção, a sugestão de nefrocalcinose nos rins, procure um nefrologista.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico