Logo | Chocair Médicos

O que é Nefrocalcinose? Do Diagnóstico ao Tratamento

Atualizado em 10/01/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Nefrocalcinose é uma doença que resulta da deposição de cristais de cálcio e fosfato dentro do tecido renal, levando a calcificação desses tecidos.

É bastante importante falar sobre esse tema, pois, essa calcificação pode ser detectada em exames de ultrassom e tomografia que são feitos rotineiramente pelas pessoas.

O profissional indicado para fazer a avaliação da nefrocalcinose, é o nefrologista.

Como ocorre a Calcificação

Geralmente, essa calcificação decorre do excesso de cálcio no sangue ou dentro de tecido renal.

Muitas vezes a nefrocalcinose está associada à presença de cálculos renais.

Quando não está associada aos cálculos renais, ela é assintomática ou demora muitos anos para dar algum tipo de sintoma, que basicamente seria alteração na função dos rins.

Diante de um achado em exame de imagem sugerindo nefrocalcinose, é importante procurar um nefrologista para fazer exames laboratoriais para avaliar se já há acometimento das funções renais em decorrência da doença.

Principal Causa

A nefrocalcinose é causada por doenças que envolvem alterações do metabolismo do cálcio, dentre elas a principal causa é o hiperparatireoidismo primário que é uma doença das paratireoides, que são glândulas localizadas no pescoço, atrás da glândula tireoide, que produz o paratormônio em excesso.

Ele vai promover o aumento do cálcio no sangue e em consequência, maior deposição de cálcio no tecido renal.

Vale a pena mencionar sobre o uso excessivo da vitamina D. A vitamina D estimula a absorção de cálcio pelo intestino e pode provocar o aumento do cálcio do sangue e consequentemente provocar a nefrocalcinose e até mesmo cálculos renais.

Hoje nós temos o uso, as vezes excessivo, de vitamina D pelas pessoas, e algumas dessas pessoas podem desenvolver cálculos renais e a nefrocalcinose.

Então, quando fizer algum tipo de exame, ultrassom ou tomografia, em que ocorrer a detecção, a sugestão de nefrocalcinose nos rins, procure um nefrologista.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Leonardo Victor Barbosa Pereira CRM SP 117560, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 17 / 01 / 22
Você sabia que a hiperfosfatemia é a elevação do fósforo no sangue? Continue lendo e confira mais sobre esse assunto!
Ler Mais
 | 12 / 01 / 22
Pacientes diabéticos têm um risco maior de desenvolverem doenças dos rins. Quando não tratadas, podem levar à insuficiência. Veja como evitar esse problema.
Ler Mais
1 2 3 28
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
contato@chocairmedicos.com.br

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

magnifiercross