Home » O uso abusivo de medicamentos

O uso abusivo de medicamentos

Clínica Médica ⋅ Atualizado em 22/02/2021

Nos últimos anos, houve um crescimento muito rápido de bactérias multirresistentes, as chamadas superbactérias. Essas bactérias são resistentes à maior parte dos antibióticos de uso corriqueiro, que advém do uso pela população sem uma orientação adequada de um profissional.

Por que não devemos fazer uso abusivo de medicamentos?

Quando as pessoas tomam medicamentos, acabam selecionando de mais a flora bacteriana e as bactérias se tornam cada vez mais resistentes.

Isso tem um impacto muito grande na medicina hospitalar porque o paciente que precisa de antibiótico não poderá tomar os de uso corriqueiro. Portanto, ele acabará precisando de antibióticos cada vez mais potentes.

Essa é uma preocupação muito grande, por isso, sempre que você precisar de uma medicação consulte o seu médico para uma orientação adequada.

RELACIONADOS:

Reposição de vitaminas sem orientação

Com essa pandemia da Covid-19, cada vez mais tem se usando suplementos alimentares e vitaminas.

Essa reposição tem que ser feita com orientação de um profissional adequado, seja médico ou nutricionista. Isso porque toda medicação tem um efeito colateral e uma complicação.

Muitas pessoas fazem uso de vitamina D, complexos vitamínicos e suplementos alimentares, mas todos eles podem afetar a sua saúde, principalmente os rins que filtram tudo isso. Portanto, o excesso de vitaminas não faz bem e pode causar até uma insuficiência renal aguda.

Já tivemos alguns casos de intoxicação por vitaminas que levaram o paciente a precisar fazer um procedimento invasivo, como a hemodiálise.

A mensagem é: tomem cuidado com medicações e consultem o médico de vocês para avaliar os riscos e benefícios de cada medicação antes do uso indiscriminado.

O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários!

SOBRE O(A) AUTOR(A)

Dr. Victor Augusto Hamamoto Sato CRM SP 124682, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Últimos Posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

× Agende sua consulta.