Logo | Chocair Médicos

Síndrome Metabólica: Aspectos gerais, Controle e Tratamento

Atualizado em 14/12/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que associadas podem levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, como obesidade, pressão alta, colesterol, etc.

Síndrome metabólica é um assunto fascinante, é a paixão do nosso decano, Dr. Pedro Chocair, que dá o nome a essa empresa.

Uma vez que, teoricamente, vencemos a fome, a obesidade já mata mais gente do que a fome no planeta, por isso é considerada o problema do século.

Nem todo paciente com síndrome metabólica é obeso, mas a grande maioria é, então, é possível fazer essa relação entre síndrome metabólica e obesidade.

Classificação da Síndrome Metabólica

A classificação da síndrome metabólica é objetiva e preenche alguns critérios, sendo 5 a serem analisados, porém, bastam apenas 3 para que a presença da síndrome metabólica seja definida, sendo eles:

  • Obesidade abdominal;
  • Colesterol;
  • Triglicérides;
  • Pressão alta;
  • Pré-diabetes.

A obesidade abdominal não é medida pelo peso, nem pelo índice de massa corporal, e sim pela circunferência abdominal

Controle da Síndrome Metabólica

O controle da síndrome metabólica é obrigatoriamente o controle da obesidade

Esses critérios, relacionados ao colesterol, são os que a gente usa para classificar, tem estudo científico, e é o que no futuro tende a ter um grande risco de se transformar um diabetes.

Você não deve esperar que o paciente se torne diabético para tratar a síndrome metabólica. A síndrome metabólica tem que ser objetivo de intervenção muito antes, especialmente na fase em que ela ainda não tem repercussões clínicas.

Tratamento

O tratamento é aquele que todo mundo já sabe, mudanças de hábitos e estilo de vida, que é basicamente comer bem e fazer atividade física regular.

Isso deve ser uma prioridade na vida de todo mundo, pois não melhora a vida só no futuro, melhora a vida no presente também.

Há medicações para isso, mas devem vir como segundo plano, não necessariamente no primeiro plano.

Acima de tudo, é importante dizer que o tratamento da obesidade não é só o “vai lá e vai perder peso”. Existem tratamentos muito eficazes e que devem ser assistidos por equipe multidisciplinar.

Se gostaram desse conteúdo, curtam a página para receber outros temas da mesma qualidade.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Erico Oliveira CRM SP 104310, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 20 / 12 / 21
Quem tem síndrome metabólica e diabetes pode fazer diálise ou transplante renal? Confira clicando no link!
Ler Mais
 | 15 / 12 / 21
Você sabia que a urina pode ter os mais diferentes tons? Mas nem todos eles são considerados normais. Entenda o que essas cores podem indicar.
Ler Mais
1 2 3 26
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
[email protected]

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

magnifiercross