Logo | Chocair Médicos

Síndrome Metabólica: você sabe o que é?

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Síndrome metabólica é uma doença inflamatória subclínica, ou seja, as pessoas não sentem. Ela é gerada por substâncias produzidas pelo tecido gorduroso do corpo humano.

Causas da síndrome metabólica e consequências

Essa inflamação atinge o corpo como um todo, ou seja, atinge a parede dos vasos, dificulta a ação da insulina, propicia a formação de cálculos urinários, compromete a memória e pode dar Alzheimer.

Quando se fala em hipertensão arterial e doença renal crônica em pacientes com diabetes, infarto, AVC, gota, e muitas outras complicações, nós estamos falando de uma doença chamada síndrome metabólica.

Essa doença foi descrita em 1988 por um professor norte-americano, chamado Gerald Reaven, que faleceu há 2 anos. Ele descreveu essa doença com o nome de ‘síndrome X’. Na capa do livro publicado, está escrito: o assassino silencioso. Isso porque é uma doença terrível e todos deviam conhecer e tratar.

O diagnóstico da síndrome metabólica é feito pela presença de cinco critérios definidos por organizações médicas internacionais. Uma vez feito o diagnóstico, as complicações como diabetes, hipertensão, insuficiência renal, entre outras que comentei acima, podem ser prevenidas.

Evite sucos naturais ou comprados em mercados

Existe um grande responsável por essa doença que infelizmente não é tratado com a seriedade que devia pelo estado e pelos médicos, que se chama frutose.

A frutose abundância nos sucos propriamente ditos, sucos puros que são feitos em casa ou comprados. Esse é um grande veneno que devia ter um controle rígido por parte do estado para reduzir o consumo.

Procure um clínico e veja se você tem síndrome metabólica. Caso o diagnóstico seja confirmado, faça a prevenção das complicações citadas acima.

Deixe seu comentário e compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Pedro Renato Chocair CRM SP 13500, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT