Logo | Chocair Médicos

Suplementos proteicos x funções renais

Atualizado em 30/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A suplementação proteica é indicada tanto para pessoas saudáveis quanto como uma medicação para recuperação muscular após alguma doença.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre isso causar problemas para o rim ou não. A suplementação proteica, se feita corretamente e com acompanhamento médico, não necessariamente causa danos no rim.

Suplementação x atividade física

Uma pessoa, por exemplo, que é atleta, esportista de alto rendimento, que vai ter um gasto energético muito alto, uma quebra proteica muito elevada, vai precisar dessa suplementação porque ela não vai conseguir ingerir a quantidade necessária de proteína somente através da alimentação.

Muito provavelmente irá precisar de uma suplementação com whey protein, uma proteína de alta absorção, porém, com limites para não consumir em excesso e sobrecarregar o rim.

Suplementação x doença grave

Uma outra forma de suplementação, são para aqueles pacientes que tiveram alguma doença grave.

Por exemplo, quando o paciente fica internado por um longo período, passa por uma lesão de queimadura ou fica em unidade de terapia intensiva por muito tempo, ele perde muita proteína, perde muita musculatura tanto da parte motora quanto, às vezes, respiratória.

Nesse caso, é necessária essa suplementação para recuperar toda essa musculatura, que a grande base é a proteína.

Então, essas são as duas grandes situações que a reposição, a suplementação de proteína é importante.

Com o que repor a proteína?

Hoje em dia existem vários tipos comerciais, desde os pós, que são os whey protein, até os suplementos prontos, que já são embalados com a quantidade determinada de proteína.

Todos eles são bons, mas isso você tem que adequar com o seu médico, com o seu nutricionista, a melhor forma e horário que deve ser feita essa suplementação.

É necessário tomar cuidado pois o uso desses suplementos estão cada vez mais disseminados, e também pela sobrecarga que isso pode ocasionar no rim.

De modo geral, se for feita de forma correta e com acompanhamento, não tem problema nenhum, isso não irá lesar diretamente o seu rim.

Era isso que eu tinha para dizer para vocês. Se vocês gostaram deste tema, compartilhem o nosso conteúdo, e para maiores informações é só acessar o nosso site.
SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Victor Augusto Hamamoto Sato CRM SP 124682, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT