Logo | Chocair Médicos

Transplante Renal: Saiba o que é

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Quem pode doar o rim?

Existem duas opções para substituir a função do rim, são elas: diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) e transplante do rim.

No transplante renal, o doador pode ser um parente de até segundo grau ou um não parente, como um amigo ou outra pessoa que queira doar o rim. Em outros casos, o paciente entra para a fila de transplante e espera o órgão de um doador que teve o diagnóstico de morte encefálica.

Quando o doador tem o diagnóstico de morte encefálica, será feita uma avaliação do seu rim e ofertar o órgão para o melhor paciente, aquele que poderá ter menos complicações.

Sobrevida do transplante renal

Nos doadores vivos, a sobrevida pode durar, em média, até 15 anos, porém, na literatura médica existem pacientes com mais de 30 anos de transplante. E nos doadores falecidos, em média de 10 a 12 anos.

O paciente que é submetido ao transplante terá uma melhora muito grande na qualidade de vida. Isso porque entre os métodos de substituição da função renal, o transplante é o melhor. O paciente sai da diálise e não precisa mais fazer hemodiálise nem diálise peritoneal.

O paciente terá uma vida praticamente normal, apenas precisa tomar as medicações para evitar a rejeição e fazer consultas regulares.

Saiba que o transplante também pode ser feito antes da diálise, caso o paciente tenha algum doador, faça o transplante antes de ir para a diálise.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Américo Lourenço Cuvello Neto CRM SP 74761, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 17 / 01 / 22
Você sabia que a hiperfosfatemia é a elevação do fósforo no sangue? Continue lendo e confira mais sobre esse assunto!
Ler Mais
 | 12 / 01 / 22
Pacientes diabéticos têm um risco maior de desenvolverem doenças dos rins. Quando não tratadas, podem levar à insuficiência. Veja como evitar esse problema.
Ler Mais
1 2 3 28
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
[email protected]

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

magnifiercross