Logo | Chocair Médicos

O que é hematúria? Descubra quais são as causas e como tratar

Atualizado em 27/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A Imagem Mostra O Órgão Bexiga De Plástico E Ao Lado Tem Um Pote Com Um Líquido Vermelho Representando Sangue Na Urina.
O Que É Hematúria? Descubra Quais São As Causas E Como Tratar 2

A hematúria pode ter diversas causas (dentre elas, algumas doenças dos rins) e o tratamento depende de cada causa.

Neste artigo explicaremos o que você precisa saber sobre essa condição para entender quando ela requer cuidados médicos. Continue lendo e confira:

O que é hematúria?

Urina avermelhada, escurecida ou com presença de coágulos são alguns sinais que podem indicar um quadro de hematúria. Essa condição se caracteriza pela presença de sangue na urina, que pode ou não ser invisível a olho nu.

A hematúria pode ser classificada de duas formas, sendo:

  • hematúria microscópica: quando não existem alterações visíveis a olho nu e as hemácias na urina são identificadas apenas por meio de exame de urina;
  • hematúria macroscópica: quando se visualiza urina avermelhada ou escurecida.

Mas essa não é a única classificação possível para a hematúria. Ela ainda pode ser dividida em outros tipos, como você vê a seguir.

Hematúria dismórfica

Ocorre quando as hemácias identificadas na urina apresentam um formato atípico, ou seja, elas são dismórficas. Esse tipo de hematúria geralmente indica doença renal, mais especificamente nos glomérulos renais (glomerulopatia).

Hematúria persistente

Também chamada de hematúria recorrente, é aquela que se apresenta de forma não transitória, persistindo em diversas amostras de urina. A hematúria transitória ocorre de forma momentânea.

Hematúria isolada

Ocorre quando a hematúria é o único sintoma que o paciente manifesta. Geralmente indica condição benigna. Sintomas que podem ser associados à hematúria são: dor para urinar, dor lombar, inchaço no corpo, lesões de pele, além de urina espumosa.

Quais são as causas da hematúria?

A hematúria pode ser causada por diferentes fatores. Nem sempre eles estão relacionados com doenças ou problemas do trato urinário, como os cálculos renais. Também podem ser decorrentes de uma condição transitória que não exige tratamento específico.

Causas não patológicas

As causas não patológicas de hematúria são aquelas que não se relacionam com doenças do trato urinário, sendo uma condição passageira do organismo do paciente ou um fator natural. Algumas dessas causas são:

● exercício físico muito intenso;
● ato sexual recente;
● algumas medicações ou ingestão de certos alimentos;
● período menstrual.

Causas patológicas

As causas patológicas da hematúria estão relacionadas a doenças que podem atingir qualquer uma das estruturas do trato geniturinário. Podem ser condições mais simples ou quadros graves e complexos.

Algumas dessas causas são:

● cálculo renal;
● infecção urinária;
● hiperplasia da próstata;
● anemia falciforme;
● lúpus eritematoso sistêmico;
● tuberculose urinária;
● tumores malignos do trato urinário.

Traumatismos também podem desencadear a hematúria. Eles são causados, por exemplo, pela realização de biópsias, o uso de sondas, manipulação cirúrgica ou acidentes.

Como a hematúria é tratada?

O tratamento depende da causa. E nem sempre é necessário tratamento específico, mas sempre é necessário consultar um profissional médico para determinar a causa.

Quando a hematúria não é patológica não é necessário a realização de qualquer tratamento, visto que é uma condição transitória ou isolada. Para os pacientes que foram diagnosticados com alguma doença, somente o médico é quem pode indicar a terapia mais adequada.

Como já discutido, nem sempre a hematúria pode ser percebida a olho nu, portanto é importante a realização de avaliação clínica e exames médicos periódicos. Assim, pode-se identificar doenças de forma precoce e instituir tratamento adequado.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário!
Compartilhe!

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Alessandra Martins Bales CRM SP 139465, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT