Logo | Chocair Médicos

Quem nunca?

Atualizado em 03/11/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Quem nunca recebeu uma “receitinha milagrosa” de um amigo, familiar ou vizinho?

Saiba que essa é uma prática que, apesar de comum e da boa intenção de quem nos sugere algum medicamento, pode ser bastante perigosa.

Piso Taco Versailles Conheca As Padronagens Chocair Medicos Bg 1
Quem Nunca? 2

A automedicação faz parte da cultura brasileira. Temos na ponta da língua receitas prontas para dor de cabeça, para gripe, dor de garganta e muitas outras enfermidades.

Além de cultural, um outro fator que favorece um indivíduo a se medicar sem orientação médica é a falta de acesso fácil a um serviço médico. Muitas vezes, para ser avaliado por um médico, o paciente precisa ficar horas na fila de um pronto atendimento, seja ele público ou privado. A escassez de bons serviços básicos de saúde contribui para que muitas pessoas optem pela automedicação.

A internet com certeza aumentou a prática da automedicação. Com o aumento de sites disponíveis, uma rápida pesquisa pode trazer a falsa segurança de se estar embasado para tomar determinada medicação por conta própria. Também através da televisão, do rádio e vários outros meios de comunicação, somos bombardeados por apelos ressaltando o benefício de um determinado medicamento, e em letras minúsculas, que mal enxergamos, pequenos alertas sobre riscos que este pode trazer à nossa saúde. 

Outro fator relevante é o fato de que, no Brasil, temos fácil acesso a medicamentos sem necessidade de receita médica. Basta ir à farmácia e escolher.

O risco dessa prática é que muitas medicações, com uso prolongado e excessivo, podem desencadear uma série de danos e efeitos colaterais à saúde. Além do fato de que, muitas vezes, não alcançamos o efeito desejado para o medicamento utilizado por fazê-lo de forma incorreta ou pelo fato de ele simplesmente não funcionar para aquele sintoma.

Podemos citar exemplos de uso inadequado de medicações para desobstrução nasal, corticoides, remédios para coriza, dores musculares e articulares, vermelhidão nos olhos e até uso crônico de analgésicos potentes para dores de cabeça e pelo corpo que, quando feitos de forma inadequada, podem piorar os sintomas a longo prazo e até causar dependência.

Portanto, tenha cuidado com a automedicação e, em caso de surgimento de sintomas, procure seu médico de confiança para que possa passar por avaliação adequada dos sintomas, solicitação de exames caso necessário e o tratamento direcionado aos seus sintomas / sua doença.

Se achou útil, compartilhe este post e ajude a cuidar.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Sara Mohrbacher CRM SP 146577, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 11 / 21
Você sabe o que é a depressão? Sabe quais são os sintomas e tratamento? Confira mais sobre o assunto nesse post!
Ler Mais
 | 10 / 11 / 21
Existem diferenças entre o diabetes tipo 1 e o tipo 2. Entenda quais são elas e ainda confira as características dessas duas variações da doença.
Ler Mais
1 2 3 25
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010
(11) 91208-7141
contato@chocairmedicos.com.br

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico