Logo | Chocair Médicos

Você possui nódulo em seu rim? Não se preocupe, lhe explicaremos tudo!

Atualizado em 27/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A Imagem Mostra Uma Ilustração Digital De Um Rim Com Nódulos.
Você Possui Nódulo Em Seu Rim? Não Se Preocupe, Lhe Explicaremos Tudo! 2

O nódulo no rim, em geral, é uma massa sólida de tecido que se forma nesse órgão. Ele pode ser benigno ou maligno e, em ambos os casos, é possível fazer o tratamento.

Receber um diagnóstico de nódulo, em qualquer parte do corpo, costuma trazer insegurança. O primeiro pensamento é a possibilidade de que seja uma doença maligna, mas o nódulo no rim também pode ser benigno.

Em alguns casos, nem mesmo se trata de um tumor de fato. Pode ser apenas um cisto, problema ainda mais simples e que geralmente nem mesmo requer tratamento. Por isso, é importante se informar muito bem sobre esse quadro de saúde para proceder o tratamento da melhor forma.

Preparamos este artigo para que você possa aprender mais sobre os nódulos nos rins e suas formas de tratamento. Continue lendo!

O que é o nódulo no rim?

O nódulo no rim é uma massa de tecido que se forma por causa da multiplicação inadequada de células. Elas se multiplicam de um modo diferente de como deveria ser, e isso leva à formação de um aglomerado de células que dá origem a um tumor (benigno ou maligno).

Existem condições benignas que também levam à formação de nódulos nos rins. Isso significa que nem todo tumor renal é de fato um câncer. Existe uma grande porcentagem de casos em que o nódulo não oferece um grande risco para a saúde da pessoa.

No entanto, também existe uma chance de ser um nódulo maligno, ou seja, um câncer renal. Logo, sempre que há essa suspeita, o nódulo precisa ser avaliado cuidadosamente, às vezes por métodos de imagem mais sofisticados como ressonância nuclear magnética, por outras com biópsia e até sendo necessário sua retirada. Isto para que não exista o risco de mesmo sendo benigno evoluir para um câncer.

Qual a diferença entre nódulo e cisto?

É bastante comum as pessoas confundirem um cisto com nódulo renal, mas eles são condições que apresentam diferenças. A começar pelo fato de que os nódulos podem ser benignos ou malignos, já os cistos na maior parte das vezes são condições benignas.

O nódulo, conforme explicado, é uma massa de tecido sólida. O cisto, por sua vez, é uma espécie de bolsa de líquido. Tem uma membrana externa muito fina que, em seu interior, contém um fluído, como uma bolha.

É por isso que quando é diagnosticado um cisto simples o médico geralmente não recomenda nenhum tipo de tratamento especial. O cisto simples não oferece risco para a saúde e não evolui para uma doença maligna. São raros os casos em que um cisto simples pode trazer algum problema. Já os cistos complexos merecem maior atenção e investigação.

Todo nódulo de rim se torna maligno?

Existem alguns nódulos ou tumores benignos que se desenvolvem em diferentes partes do corpo que, ao longo do tempo, podem evoluir para malignidade. No entanto, isso acontece apenas com alguns tipos de tumor.

Sendo assim, ter um nódulo no rim não significa que você vai desenvolver o câncer renal. Nem todo tumor evolui para malignidade, mesmo assim, é muito importante fazer um seguimento desses casos e proceder o tratamento quando necessário, evitando que ele não cresça de forma exagerada, vindo a desencadear sintomas.

Como o nódulo no rim é tratado?

A maioria dos nódulos que se formam nos rins é tratada por meio de cirurgia. A técnica utilizada varia de acordo com o tamanho do nódulo. É possível fazer a ablação com agulha, a retirada do nódulo ou a remoção do rim comprometido.

Na maioria das vezes, é possível fazer o tratamento do nódulo sem a necessidade de retirar o rim inteiro, deixando o procedimento menos invasivo. Hoje, existem as técnicas por videolaparoscopia e a robótica, que realizam incisões (cortes) menores e reduzem as lesões em tecidos saudáveis. Isso favorece a recuperação melhorando o pós-operatório.

No caso dos nódulos malignos, quando descobertos ainda no começo, a chance de cura é muito grande e a recuperação da função renal pode ser completa, restabelecendo uma vida completamente normal.

Geralmente, o nódulo no rim é diagnosticado por acaso na realização de exames para o acompanhamento de outros quadros clínicos. Caso você receba este diagnóstico, converse com o médico para esclarecer todas as suas dúvidas. Realize o tratamento o quanto antes para restabelecer a saúde dos rins e evitar qualquer complicação.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Victor Augusto Hamamoto Sato CRM SP 124682, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 27 / 09 / 21
Você sabe qual é a relação entre a suplementação proteica e as funções renais? Venha conferir!
Ler Mais
 | 22 / 09 / 21
Você sabia que a doação de um rim em vida não precisa ser realizada apenas por pessoas da mesma família? Veja quem pode ser um doador.
Ler Mais
1 2 3 20
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT