Índice
A presença de sangue na urina, chamada tecnicamente de hematúria, não é normal e se trata de uma coisa que precisa ser investigada, mas nem sempre é sinal de uma doença grave, muitas vezes só precisa ser acompanhada.
A hematúria pode ser macroscópica, ou seja, é vista a olho nu apresentando coloração avermelhada ou acastanhada, muitos pacientes a distinguem como cor de Coca-Cola.
Lembrando que: medicamentos como Rifamicina, alimentos como beterraba e outras doenças como porfiria podem dar urina avermelhada e não ser sangue na urina.
Por isso, é imprescindível fazer o exame de urina para confirmar a hematúria.
Outro tipo de hematúria é a microscópica, ou seja, não é vista a olho nu, ela só é percebida quando um paciente faz exame de urina.
A hematúria pode ser tanto consequência de uma infecção urinária passando por um trauma renal ou pós-esforço físico.
Ela também passa por diagnósticos mais complexos, como: câncer, tanto no rim quanto no ureter ou bexiga, doenças císticas renais e nos homens pode estar relacionada com problemas da próstata.
A hematúria microscópica é uma hematúria que precisa ser bem investigada, pois ela pode ser sinal de uma doença glomerular (glomérulo é a unidade funcional do rim), principalmente quando essa hematúria é acompanhada de perda de proteína ou perda de função renal.
Portanto, se você tem hematúria, procure um Nefrologista ou Clínico para fazer a investigação. Geralmente pode estar sinalizando alguma doença que vai precisar de acompanhamento.
O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe!
Até a próxima!
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico