Home » Sangue na urina é normal?

Sangue na urina é normal?

Neste vídeo, a Dra. Bernadete M. C. Ferreira CRM SP 142013, Nefrologista e Clínica Geral, explica que o sangue na urina, conhecido tecnicamente como hematúria, não é algo normal e deve ser investigado. Entenda por que assistindo ao vídeo.

Sangue na urina é normal?

A presença de sangue na urina, chamada tecnicamente de hematúria, não é normal e se trata de uma coisa que precisa ser investigada, mas nem sempre é sinal de uma doença grave, muitas vezes só precisa ser acompanhada.

Tipos de sangue na urina

A hematúria pode ser macroscópica, ou seja, é vista a olho nu apresentando coloração avermelhada ou acastanhada, muitos pacientes a distinguem como cor de Coca-Cola.

Lembrando que: medicamentos como Rifamicina, alimentos como beterraba e outras doenças como porfiria podem dar urina avermelhada e não ser sangue na urina.

Por isso, é imprescindível fazer o exame de urina para confirmar a hematúria.

Outro tipo de hematúria é a microscópica, ou seja, não é vista a olho nu, ela só é percebida quando um paciente faz exame de urina.

RELACIONADOS:

Como diagnosticar sangue na urina?

A hematúria pode ser tanto consequência de uma infecção urinária passando por um trauma renal ou pós-esforço físico.

Ela também passa por diagnósticos mais complexos, como: câncer, tanto no rim quanto no ureter ou bexiga, doenças císticas renais e nos homens pode estar relacionada com problemas da próstata.

A hematúria microscópica é uma hematúria que precisa ser bem investigada, pois ela pode ser sinal de uma doença glomerular (glomérulo é a unidade funcional do rim), principalmente quando essa hematúria é acompanhada de perda de proteína ou perda de função renal.

Portanto, se você tem hematúria, procure um Nefrologista ou Clínico para fazer a investigação. Geralmente pode estar sinalizando alguma doença que vai precisar de acompanhamento.

O que achou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe!

Até a próxima!

SOBRE O(A) AUTOR(A)

Dra. Bernadete Maria Coelho Ferreira CRM SP 142013, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.

Últimos Posts

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 8 =

× Agende sua consulta.