Índice
A gordura no fígado, chamada na medicina de esteatose hepática, não é uma situação totalmente normal, porque mostra que o paciente já tem uma alteração no metabolismo e que o corpo está desregulado, principalmente a insulina.
A gordura no fígado está associada com várias doenças, principalmente as que têm interação com a insulina que o corpo produz.
O corpo produz a insulina no pâncreas e essa insulina serve para abaixar a glicose no nosso sangue e evitar doenças como o diabetes.
A gordura no fígado ocorre mais em paciente que tem uma proporção alta de gordura e uma proporção indesejável de músculo no corpo.
Uma das formas para melhorar a gordura no fígado é a musculação, sendo melhor que qualquer medicamento. Existem evidências científicas que a atividade física, principalmente a musculação, é capaz de tirar a gordura do fígado.
Isso porque a musculação aumenta a proporção de músculo e reduz a gordura no corpo, e a insulina que o pâncreas produz consegue agir principalmente nos músculos, não trabalhando adequadamente quando se tem muita gordura.
Essa é uma forma de reduzir a glicose no sangue e depositar menos gordura no fígado!
Outra forma de combater a esteatose hepática é melhorar a alimentação reduzindo a ingestão de carboidratos, como: doces, açúcares, sucos adoçados (é preferencial comer a fruta com fibra e crua) e refrigerantes.
Com o passar o tempo, a gordura pode gerar inflamação no fígado, o que é chamada de esteato-hepatite. E ao longo dos anos, isso pode culminar em cirrose hepática, que é uma cicatrização completa do fígado.
Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico