Logo | Chocair Médicos

Gordura no fígado: você sabe o que é?

Atualizado em 15/09/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O que é a gordura no fígado?

A gordura no fígado, chamada na medicina de esteatose hepática, não é uma situação totalmente normal, porque mostra que o paciente já tem uma alteração no metabolismo e que o corpo está desregulado, principalmente a insulina.

Gordura no fígado e insulina

A gordura no fígado está associada com várias doenças, principalmente as que têm interação com a insulina que o corpo produz.

O corpo produz a insulina no pâncreas e essa insulina serve para abaixar a glicose no nosso sangue e evitar doenças como o diabetes.

A gordura no fígado ocorre mais em paciente que tem uma proporção alta de gordura e uma proporção indesejável de músculo no corpo.

Como tratar a gordura no fígado?

Musculação

Uma das formas para melhorar a gordura no fígado é a musculação, sendo melhor que qualquer medicamento. Existem evidências científicas que a atividade física, principalmente a musculação, é capaz de tirar a gordura do fígado.

Isso porque a musculação aumenta a proporção de músculo e reduz a gordura no corpo, e a insulina que o pâncreas produz consegue agir principalmente nos músculos, não trabalhando adequadamente quando se tem muita gordura.

Essa é uma forma de reduzir a glicose no sangue e depositar menos gordura no fígado!

Alimentação

Outra forma de combater a esteatose hepática é melhorar a alimentação reduzindo a ingestão de carboidratos, como: doces, açúcares, sucos adoçados (é preferencial comer a fruta com fibra e crua) e refrigerantes.

Por que devemos evitar a gordura no fígado?

Com o passar o tempo, a gordura pode gerar inflamação no fígado, o que é chamada de esteato-hepatite. E ao longo dos anos, isso pode culminar em cirrose hepática, que é uma cicatrização completa do fígado.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dra. Sara Mohrbacher CRM SP 146577, possui experiência na área de Clínica Médica, no manejo de pacientes que necessitam internação hospitalar, e nefrologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados como um todo do paciente, interligando suas múltiplas patologias.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 06 / 10 / 21
Você já precisou fazer um exame de creatinina? Entenda para que serve esse tipo de procedimento e qual é a importância dele.
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT