Logo | Chocair Médicos

Manifestações renais da Covid-19

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A Covid-19 é uma doença causada pelo Coronavírus, esse vírus provoca uma reação inflamatória em todo o nosso organismo. E os principais órgãos acometidos são os pulmões e os rins.

Como saber se os rins estão comprometidos?

O paciente pode apresentar uma elevação da ureia e da creatinina, que são os exames para avaliar a função renal dos pacientes.

Maior incidência de acometimento dos rins

Os pacientes que precisam ser internados ou que precisam ir para a UTI, a chance de acometer os rins aumenta em até 40 ou 50% dos casos. Uma boa parte desses pacientes acaba precisando fazer hemodiálise durante a internação.

Por sorte, aqueles pacientes que conseguem passar pela doença e sobreviver, a função renal melhorará e os pacientes não precisarão fazer diálise.

Mas, às vezes, esse tempo de recuperação pode ser bastante prolongado e o doente pode receber alta do hospital, mas ainda ter um grau de insuficiência renal.

O que fazer?

Isso acaba gerando uma necessidade de realizar o acompanhamento e segmento, especialmente pelo nefrologista que vai orientar a pessoa ao tratamento, aos cuidados dietéticos, ingestão de líquido e acompanhamento clínico laboratorial.

Portanto, se você teve Covid, precisou ser internado e teve alteração da função renal, procure um nefrologista para fazer acompanhamento.

Como a Covid é uma doença nova, a comunidade médica está estudando e avaliado que tipo de sequela os pacientes com Covid podem ter em relação a função renal.

Mas, o que nós estamos vendo é que geralmente a maioria dos pacientes recupera a função renal e não precisam ficar fazendo diálise quando recebem alta.

Mas alguns pacientes, especialmente aqueles que já tinham insuficiência renal antes da doença, podem ficar com sequelas e receberem alta fazendo diálise ou com uma função renal pior do que quando pegou a doença.

Portanto, é muito importante que as pessoas que já sabem que têm insuficiência renal se prevenirem ao máximo para não adquirir a Covid e caso adquirem, não piorem a função renal tanto durante a internação quanto após a alta.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Leonardo Victor Barbosa Pereira CRM SP 117560, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 04 / 24
Quando se trata da saúde dos rins, a gestão do fósforo no corpo desempenha um papel vital. Para aqueles que enfrentam problemas renais, como doença renal crônica, controlar os níveis de fósforo pode ser crucial para manter uma qualidade de vida saudável. 
Ler Mais
 | 01 / 04 / 24
Antes de mergulharmos na importância do controle do potássio, é fundamental compreendermos o que são as doenças renais e como elas afetam o organismo
Ler Mais
1 2 3 30
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos

Endereço

Rua Martiniano de Carvalho, 864 - conj. 501 e 502
Condomínio Edifício Vancouver Bela Vista - São Paulo/SP
CEP 01321-001

Direitos reservados Clínica Chocair 2022 – Desenvolvido por Surya Marketing Médico

map-markermagnifiercross