Logo | Chocair Médicos

Manifestações renais da Covid-19

Atualizado em 03/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A Covid-19 é uma doença causada pelo Coronavírus, esse vírus provoca uma reação inflamatória em todo o nosso organismo. E os principais órgãos acometidos são os pulmões e os rins.

Como saber se os rins estão comprometidos?

O paciente pode apresentar uma elevação da ureia e da creatinina, que são os exames para avaliar a função renal dos pacientes.

Maior incidência de acometimento dos rins

Os pacientes que precisam ser internados ou que precisam ir para a UTI, a chance de acometer os rins aumenta em até 40 ou 50% dos casos. Uma boa parte desses pacientes acaba precisando fazer hemodiálise durante a internação.

Por sorte, aqueles pacientes que conseguem passar pela doença e sobreviver, a função renal melhorará e os pacientes não precisarão fazer diálise.

Mas, às vezes, esse tempo de recuperação pode ser bastante prolongado e o doente pode receber alta do hospital, mas ainda ter um grau de insuficiência renal.

O que fazer?

Isso acaba gerando uma necessidade de realizar o acompanhamento e segmento, especialmente pelo nefrologista que vai orientar a pessoa ao tratamento, aos cuidados dietéticos, ingestão de líquido e acompanhamento clínico laboratorial.

Portanto, se você teve Covid, precisou ser internado e teve alteração da função renal, procure um nefrologista para fazer acompanhamento.

Como a Covid é uma doença nova, a comunidade médica está estudando e avaliado que tipo de sequela os pacientes com Covid podem ter em relação a função renal.

Mas, o que nós estamos vendo é que geralmente a maioria dos pacientes recupera a função renal e não precisam ficar fazendo diálise quando recebem alta.

Mas alguns pacientes, especialmente aqueles que já tinham insuficiência renal antes da doença, podem ficar com sequelas e receberem alta fazendo diálise ou com uma função renal pior do que quando pegou a doença.

Portanto, é muito importante que as pessoas que já sabem que têm insuficiência renal se prevenirem ao máximo para não adquirir a Covid e caso adquirem, não piorem a função renal tanto durante a internação quanto após a alta.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Leonardo Victor Barbosa Pereira CRM SP 117560, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 11 / 10 / 21
Pacientes que fazem diálise devem seguir as orientações médicas sobre nutrição e dieta. Saiba quais são as recomendações!
Ler Mais
 | 29 / 09 / 21
O que você sabe sobre glomerulonefrite? Entenda o que é esse problema, confira as opções de tratamento e ainda descubra se é possível prevenir.
Ler Mais
1 2 3 21
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT