Logo | Chocair Médicos

Como é feito o exame de Creatinina e o que ele identifica?

Atualizado em 06/10/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O exame de creatinina é um procedimento laboratorial que tem por objetivo fazer a medição das concentrações de creatinina na corrente sanguínea. Ele também pode ser realizado por meio de uma amostra de urina, e ajuda a identificar problemas renais.

A Imagem Mostra Uma Mão Com O Indicador E O Polegar Segurando Um Tubo De Sangue.
Como É Feito O Exame De Creatinina E O Que Ele Identifica? 2

A creatinina origina-se da degradação da fosfocreatina no tecido muscular, geralmente, a produção é constante pelo corpo, sendo diretamente proporcional à massa muscular da pessoa: quanto maior a massa muscular, maior a produção. Por isso, ela participa no processo de contração da musculatura. Apesar de ser benéfica para o nosso corpo, precisa estar em quantidades adequadas, e o que vai medir esses níveis é o exame de creatinina. 

Suplementos proteicos são prejudiciais para as funções renais? Clique aqui e confira!

Ele faz parte da lista de procedimentos que deveríamos realizar de forma periódica no check-up médico, mas também pode ser solicitado pelo especialista em alguns momentos específicos, quando há necessidade de fazer algum tipo de investigação sobre a saúde dos rins.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo para entender por que o exame de creatinina é importante e como ele é feito.

Para que serve o exame de creatinina?

Todos os nutrientes que ingerimos são processados pelo nosso organismo por meio de diversas reações. Isso favorece a produção de substâncias que são fundamentais para manter o bom funcionamento dos órgãos e sistemas. Com a proteína não é diferente. 

Existe uma molécula de proteína chamada de creatina fosfato, ou fosfocreatina. A creatinina é produzida quando ocorre a quebra das moléculas dessa proteína para a formação de energia. O nosso organismo utiliza a creatinina na musculatura. Outra característica importante desta substância é a sua eliminação do corpo. A creatinina é excretada praticamente em 100% pelos rins através da filtração glomerular e em seguida excretada do organismo por meio da urina. 

No entanto, quando os rins não funcionam da maneira correta eles não conseguem filtrar a creatinina por completo, ela não é excretada e acaba se acumulando no sangue. O exame de creatinina serve para identificarmos essa alteração. 

Quando o resultado mostra que existe uma taxa muito alta de creatinina no sangue isso ajuda a identificar que os rins não estão funcionando como deveriam. É um indício que aponta problemas no processo de filtragem do sangue e também a possibilidade de doenças renais em curso.

Como esse exame é feito?

A realização do exame de creatinina é muito simples. Precisamos apenas fazer a coleta de uma pequena amostra de sangue por meio de punção, ou a coleta de urina, para que seja analisado em laboratório investigando as concentrações de creatinina. 

No caso da coleta da amostra de sangue, o paciente precisa fazer um jejum de proteínas  de 6 horas, para que não haja nenhuma alteração na composição do sangue, o que poderia indicar falsos diagnósticos. 

Tanto para o exame de sangue quanto para a coleta da amostra de urina, também não é recomendado que a pessoa pratique exercícios físicos porque eles podem provocar alterações no organismo e levar a resultados equivocados. 

A coleta da amostra de sangue é feita em um laboratório, clínica médica ou outro ambiente de saúde, por um profissional especializado; já a amostra de urina é coletada pela própria pessoa em sua casa, seguindo as orientações do especialista que solicitou o exame.

Quem precisa fazer o exame de creatinina?

O exame de creatinina costuma ser solicitado para todas as pessoas. Isso porque ele faz parte do conjunto de exames que devem ser realizados anualmente no check-up médico. Sendo assim, não precisa ser realizado apenas quando houver a suspeita de algum problema de saúde. 

Entretanto, se existir essa suspeita de mau funcionamento dos rins o médico vai solicitar o exame de creatinina de forma isolada e independente, ou associado com outros procedimentos, para obter um diagnóstico e iniciar o tratamento, se for necessário. 

Indivíduos expostos a fatores de risco em função de quadros de diabetes e hipertensão arterial, idosos acima de 65 anos, história de doença renal na família, pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral, pacientes portadores de obesidade e síndrome metabólica e por último os tabagistas precisam fazer o exame de creatinina pelo menos uma vez por ano. Esta avaliação renal é completada pelo exame de urina tipo I e pesquisa de albumina na amostra de urina.  Aqueles pacientes que por ventura já possuem problema renal a dosagem de creatinina tem a função de acompanhamento da doença e a periodicidade do exame deve ser definida pela avaliação e conduta médica.

Portanto, o exame de creatinina é uma ferramenta indispensável para que o médico possa diagnosticar problemas renais e  monitorar a saúde dos rins, conhecendo a concentração dessa substância na corrente sanguínea ou na urina. Dessa forma permite o início mais precoce do tratamento evitando e prevenindo formas mais avançadas das doenças renais.

SOBRE O(A) AUTOR(A)
Dr. Américo Lourenço Cuvello Neto CRM SP 74761, possui título de especialista em nefrologia pela sociedade brasileira de nefrologia e é membro da Chocair Nefrologia e Clínica Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Saiba Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 10 / 21
Descubra se é mais vantajoso para o paciente com doença renal crônica continuar com as sessões de hemodiálise ou fazer o transplante de rim.
Ler Mais
 | 04 / 10 / 21
A diálise noturna surgiu principalmente para atender a demanda dos pacientes que trabalham durante o dia. Conheça-a!
Ler Mais
1 2 3 23
Receba as novidades
Inscreva-se ao lado e fique sabendo de novos conteúdos e informações úteis.
Logotipo | Chocair Médicos
(11) 3287-1010

Direitos reservados Clínica Chocair 2021 – Desenvolvido por Surya MKT